O Santa Cecília se tornou o colégio com maior número de títulos na história da competição.

Numa tarde de decisão e muita festa da torcida que deu um show à parte na arquibancada da Arena Santos, o time masculino do Colégio Santa Cecília levantou, pela sexta vez, a taça de campeão da 15ª Copa TV Tribuna de Futsal Escolar, vencendo os meninos do Colégio Objetivo Santos por 2 x 0.

A partida aconteceu neste sábado (27) depois de uma campanha brilhante dos alunos atletas do Santa. Com a conquista nessa grande final, o Santa Cecília se tornou o colégio com maior número de títulos na história da competição. Nesta edição, 57 equipes masculinas (meninos nascidos entre 2005 e 2007) de escolas públicas e particulares da Baixada Santista e Vale do Ribeira disputavam o campeonato.

Depois de ganhar um banho de água dos seus jogadores logo após o término do jogo, o técnico Fabrício Monte (formado em Educação Física e Esporte pela Unisanta) era só alegria. Além de levar sua equipe ao hexacampeonato, também foi escolhido pela organização como o melhor treinador desta edição da Copa TV Tribuna.

“Vitória merecida. Jogamos muito e fizemos uma partida praticamente perfeita. Nos últimos dois minutos nos defendemos, mas já era uma tática. Os meninos jogaram demais. Eles têm todos os méritos da vitória. A nossa briga hoje era pelo sexto título. Hoje somos hexacampeões”.

Monte agradeceu ao Colégio Santa Cecília e fez questão de enfatizar “o esporte aliado à educação é o grande futuro do nosso País”.

Sobre a expectativa antes da final, revelou: “Estamos acostumados a participar de decisões, graças a Deus estamos sempre decidindo, mas hoje de manhã bateu aquele friozinho na barriga, começa a subir uma adrenalina, a gente fica meio aéreo, mas faz parte do esporte e da nossa profissão”.

O técnico destacou características importantes dos jogadores, a união da equipe e o respeito. “Nosso time é bem homogêneo. Parte dos garotos joga na escola e alguns defendem clubes também. Eles se gostam, se respeitam na quadra e em sala de aula. A união é a palavra-chave do time”.

Para o coordenador de Esportes do Colégio Santa Cecília, professor José Luiz Óca, o resultado é fruto de um trabalho dedicado feito em equipe, não só no futsal, mas em todas as modalidades esportivas das quais o Santa Cecília participa sempre com muito êxito. Em relação à decisão da Copa, comentou:

“O jogo foi difícil, mas o Santa Cecília teve o maior domínio do jogo e as principais chances de gols, inclusive poderia ter ampliado o marcador, mas uma final é assim. Um jogo de detalhes e de se jogar com os erros do adversário. Na minha concepção a vitória foi justa”.

O pró-reitor administrativo da Unisanta, Marcelo Teixeira, dividiu a conquista com os diretores, coordenadores, professores, comissão técnica, atletas e familiares.

“Em um campeonato tão disputado, ser hexacampeão demonstra regularidade e disciplina, trabalho, treinos e dedicação. O Santa mostra a sua estrutura e filosofia! Parabéns também ao Objetivo, que valorizou nosso título, principalmente porque fomos bem superiores em quadra. Uma alegria ver os familiares na arquibancada que tremia de tanta vibração positiva”.

O goleiro do Santa Cecília, João Pedro Fernandes Soares do Santos, o muralha, recebeu o troféu de Melhor Goleiro da competição. “Esse segundo troféu foi uma surpresa enorme. É uma forte emoção ganhar um campeonato tão grande como esse. Agora é festejar e se preparar para o próximo” .

Fechando as celebrações, outro atleta do Santa foi homenageado, Igor Moreira Gomes, que ganhou o troféu de Melhor Jogador da Copa. “Fiquei muito feliz com esse título. Foi a primeira vez que ganhei. Agradeço a Deus. Na final, acho que joguei bem, mas a minha equipe me ajudou”.

A decisão – O time do Santa entrou em quadra para a final da Copa TV Tribuna de Futsal com Igor (camisa 11), Gustavo Domingos (17), Kauã (16), Paulo (10) e o goleiro João Pedro (1), o muralha.

Pressão dos dois lados no início do jogo, mas a equipe do Santa foi, aos poucos, demonstrando mais confiança e quase marcou o primeiro gol após tabela e chute de Gustavo.

O Objetivo partiu para o ataque e por pouco não abriu o placar. O camisa 11, Igor, ajudou o goleiro do Santa e impediu que a bola balançasse a rede.

O susto não tirou a garra dos cecilianos que, num golpe de contra-ataque e com categoria, marcaram o primeiro gol, com Paulo.

Já nos minutos finais da primeira etapa, Kauã teve um confronto com o jogador do Objetivo, sendo substituído por Matheus Alves, camisa 7 do Santa.

E começa o segundo tempo. O Santa Cecília volta com a mesma equipe do início do jogo e vai logo dominando a partida, aproveitando o nervosismo e os erros de passe do time adversário.

Mesmo com esse cenário, alguns chutes dados pelos jogadores do Objetivo traziam a torcida, mais calada, de volta ao jogo.

Quando já havia passado um pouco mais da metade da etapa final, o camisa 16 do Santa, Kauã, chutou com vontade e precisão, sem chances para o goleiro Rodrigo. Placar: Santa 2 x 0 Objetivo.

A partir desse momento, a estratégia dos garotos do Santa foi administrar o tempo e manter a defesa firme para esperar o apito final do árbitro e correr para a torcida.

Trajetória – Para chegar à decisão da Copa TV Tribuna, o Colégio Santa Cecília estreou fácil, mas teve dificuldade na etapa final. Na classificatória, a equipe venceu o Colégio Notre Dame por 6 a 0, além de aplicar duas goleadas por 10 a 0, contra a EE Prof. Waldomiro Mariani e EMEF Lions Clube.

Na terceira fase, a equipe Ceciliana venceu o Colégio Mundial por 8 a 0 e seguiu sem tomar gol. Já nas quartas de final, o time avançou nos pênaltis, por 3 a 1, após empatar com o Colégio Recanto em 2 a 2. Na semifinal, novamente decisão nas penalidades e vitória do Santa Cecília por 3 a 2, após empatar em 2 a 2 com o Colégio São Pedro.

A equipe do Colégio Santa Cecília é formada por: Matheus Alves Nascimento, Gustavo Domingos Santana, João Pedro Fernandes Soares dos Santos, Pedro Henryque da Silva Cardoso, João Pedro Cerqueira Andrade, Gabriel Nardes da Silva, Igor Moreira Bredof Gomes, Kauã Andrade dos Santos, José Ferreira de Sousa Neto, Claudio Henrique Alves dos Santos, Arthur Alexandre Miani, Orlando Gonçalves Dias Neto, Paulo José Santana Junior, Matheus de Lima Almeida e Gustavo Casanova Pires (goleiro).

Equipe Técnica: Fabrício Pereira Monte, Nilson José Fonseca Pereira e Felipe Sá Cabral.