Os alunos do Colégio Santa Cecília tiveram a oportunidade de dividir a quadra de vôlei com jogadores da equipe sub-19 Santos/Fupes. Os atletas ministraram uma clínica da modalidade para cerca de 30 alunos e alunas praticantes da modalidade no ensino médio, na terça-feira (15).

A ação faz parte do Projeto Campeão na Escola, que promove a visita de atletas da Fundação Pró-Esporte de Santos (Fupes) a escolas de Santos gerando uma interação entre profissionais do esporte e praticantes em idade escolar das mesmas modalidades.

Para a diretora de marketing da Fupes, Danielle Zangrando, essa interação serve de estímulo aos jovens. “É muito interessante gerar essa interação entre os atletas e os alunos, porque os incentiva a continuar na modalidade. Além disso, propicia uma oportunidade de identificarmos novos talentos. Recentemente descobrimos duas meninas talentosas para o time de handebol de Santos através do projeto”.

José Luiz Oca, coordenador de educação física do colégio, agradeceu a clínica ministrada aos alunos. “Essa é uma oportunidade de apresentar uma referência aos jovens para que continuem evoluindo, é uma troca preciosa, um estímulo importantíssimo”.

A aluna Ana Luiza Dominguez Egreja, 14 anos, aproveitou cada momento da oportunidade, observando atentamente cada instrução da comissão técnica. Concentrada, como se estivesse num jogo, tentava reproduzir da melhor maneira possível os movimentos dos atletas da equipe de Santos.

“Acho que é importante para eu aprender o máximo possível e fazer igual a eles, para evoluir cada vez mais”. A jovem conta que a concentração, durante a prática esportiva, ajuda na sua vida como um todo. “Meu pai que gosta, ele fala que eu fico mais calma quando jogo vôlei e acho que é verdade; o que mais gosto durante as partidas é que sinto uma paz interior muito grande”.

Se essa troca é benéfica para os alunos, isso também se aplica aos atletas. Eduardo Sanches, 16, é um dos mais jovens da equipe sub-19 de Santos. Ele conta que a paixão pelo esporte também começou na escola. “Me interessei pelo vôlei justamente ao jogar na escola; tenho muito orgulho de vir aqui com a equipe e incentivar novos atletas para nossa modalidade”.

Informações: Prefeitura de Santos