Os alunos dos 4ºs e 5ºs anos do Colégio Santa Cecília realizaram uma homenagem a Nossa Senhora do Monte Serrat na tarde desta segunda-feira (1º), na Catedral de Santos. As crianças participaram da celebração com cantos, preces, apresentações e entrega de flores.
A Direção Superior da Unisanta e do Colégio Santa Cecília, além de coordenadores e professores, estiveram presentes na ocasião.
Padroeira
Várias são as histórias contadas sobre a santa milagrosa. Foi D. Francisco de Souza, então governador-geral do Brasil, quem, em 1602, ordenou a construção da Capela do Monte Serrat e doou a imagem de Nossa Senhora à Ordem de São Bento, que passou a administrar o santuário.
O primeiro grande milagre atribuído à santa teria ocorrido durante a invasão do pirata holandês Joris Van Spilbergen à costa santista, em fevereiro de 1615. Para fugir dos corsários, que incendiaram diversos pontos da Vila de Santos, boa parte da população, especialmente mulheres e crianças, refugiou-se no Monte Serrat.
Desesperados, os habitantes rezaram à Virgem do Monte, pedindo proteção. Pouco tempo depois, o caminho por onde os piratas avançavam desmoronou, soterrando a maioria deles, enquanto os demais retornaram apressadamente aos navios, deixando a região.
Por meio de uma lei sancionada pelo então prefeito Antônio Feliciano, em 1954, Nossa Senhora do Monte Serrat foi oficialmente escolhida como Padroeira de Santos, sendo coroada em cerimônia realizada em 8 de setembro de 1955.
Confira as fotos da homenagem: