Com criatividade, curiosidade e muita imaginação, os alunos do Ensino Fundamental I desenvolveram, ao longo de 2025, projetos científicos e literários que uniram leitura, arte e descobertas. Entre os dias 3 e 7 de novembro, as turmas apresentam os resultados dessas produções, que abordam temas como alimentação, profissões, reportagem e literatura.
Os temas de cada projeto foram escolhidos a partir do interesse e das características das turmas. Segundo Denise dos Santos Fernandes, coordenadora do Ensino Fundamental I, trabalhar com assuntos que despertam o interesse das crianças foi essencial para o envolvimento e a participação ativa dos alunos.
“Por serem temas de interesse das crianças, elas se envolvem muito mais e participam de forma ativa em cada uma das etapas do projeto, estimulando a criatividade, o protagonismo e muitas habilidades”, explica a coordenadora.
Cada série desenvolveu uma proposta específica: o 1º ano abordou o tema “A escola e a profissão do futuro”; o 2º ano trabalhou com o livro A Lagarta Muito Comilona; o 3º ano uniu os temas “reportagem” e “alimentação saudável”; o 4º ano criou uma cartilha virtual sobre a cadeia alimentar; e o 5º ano se inspirou em O Pequeno Príncipe para refletir sobre “cativar” e os planetas.
O projeto do 1º ano incentivou os alunos a conhecerem mais sobre a história e o funcionamento da escola, refletindo sobre a importância dos diferentes profissionais que fazem parte do ambiente escolar.
Com a vivência, as crianças refletiram sobre sobre o futuro e sobre as profissões que desejam exercer. “Elas imaginaram o futuro com criatividade e entusiasmo, citando profissões como jogador de futebol, veterinário, médico, ciclista, piloto, policial, pintora, bombeiro e dentista. Ao falar sobre essas escolhas, demonstraram curiosidade e vontade de contribuir para um mundo melhor, cuidando das pessoas, dos animais e do meio em que vivem”, lembra Denise. As atividades desenvolveram habilidades de comunicação, escrita, escuta atenta, organização e trabalho em equipe.
O 2º ano uniu literatura e ciência de forma prática, estimulando a curiosidade e o gosto pelo conhecimento. “Trabalhamos o livro A Lagarta Muito Comilona de forma lúdica e divertida com os alunos. Fizemos a leitura da história em português e inglês, explorando números, frutas e os dias da semana. Também conversamos sobre a importância de uma alimentação equilibrada e sobre as transformações da lagarta até se tornar uma borboleta”, ressalta Denise.
Já o 3º ano realizou uma experiência rica de aprendizado interdisciplinar ao unir reportagem e alimentação saudável para abordarem hábitos alimentares e escolhas conscientes.
Os alunos do 4º ano elaboraram uma cartilha virtual sobre cadeia alimentar. A escolha do formato digital tornou o conteúdo mais acessível e sustentável. “A cartilha foi cuidadosamente produzida com o tema cadeia alimentar, escolhido por ter sido estudado em Ciências e por despertar grande interesse e curiosidade entre os alunos, tornando o aprendizado mais significativo e envolvente”, afirma.
Por fim, os estudantes do 5º ano se inspiraram em O Pequeno Príncipe, para refletir sobre valores como amizade, cuidado, responsabilidade e sensibilidade. Segundo Denise, esse processo foi importante por ajudar as crianças a expressar emoções em um mundo cada vez mais digital.
“Por isso, precisei incentivar e ajudar para que permitissem sentir e colocar essas emoções no papel. Aos poucos, foram se abrindo e se reconhecendo nas aventuras do Pequeno Príncipe. Foi um trabalho delicado e muito bonito de acompanhar, pois eles redescobriram a sensibilidade que, muitas vezes, fica adormecida no meio da pressa e das telas”, lembra.
A partir das viagens do personagem principal pelos planetas, as crianças também despertaram curiosidade sobre o universo. O estudo foi integrado à disciplina de Ciências, com atividades sobre o Sistema Solar e as características dos planetas.
“Foi interessante perceber como elas conseguiam relacionar o conhecimento científico com a obra. Enquanto aprendiam sobre os planetas reais, também refletiam sobre os planetas simbólicos do livro”.
Como parte do projeto, os alunos estão criando maquetes de seus planetas ideais, unindo imaginação, criatividade e emoção. “Cada planeta precisa representar não apenas aspectos físicos, mas também sentimentos e valores que consideram essenciais”, explica a coordenadora.
Todos os projetos contribuíram para a ampliação da leitura, escrita, pesquisa e expressão oral dos alunos. As atividades favoreceram o desenvolvimento da criatividade, da autonomia, da socialização e da construção de conhecimento por meio de conversas e atividades práticas.
Confira a programação das apresentações:
03 de novembro
1º ano – “Escola e a profissão do futuro”
04 e 05 de novembro
4º ano – “Cartilha virtual sobre cadeia alimentar”
06 de novembro
2º ano – “A Lagarta Muito Comilona”
07 de novembro
3º ano – “Reportagem e alimentação saudável”
11 e 13 de novembro
5º ano – “O Pequeno Príncipe: cativar e os planetas”






