Alunos do Colégio Santa Cecília se classificam para a Mostra Brasileira de Foguetes, no Rio de Janeiro

56

Seis alunos do Ensino Médio do Colégio Santa Cecília se classificaram para a Mostra Brasileira de Foguetes – MOBFOG, uma olimpíada experimental em que os participantes devem construir e lançar foguetes, a partir de uma base de lançamento, o mais distante possível. Os estudantes, divididos em duas equipes de três integrantes cada, irão participar da atividade de 14 a 17 de outubro, na Barra do Piraí, Rio de Janeiro.

O primeiro grupo é composto pelos alunos da 2.ª série, Reinaldo D’Amici, Pedro Mascaro e Luiza Pallin. Já o segundo, é formado pelos estudantes da 3.ª série, Ian Pedrosa, Thomaz Soares e Felipe Coelho. As equipes são orientadas pelo professor Fábio Quadra, que leciona as disciplinas de Matemática e Física no Colégio Santa Cecília.

“É o terceiro ano que a gente se classifica. No primeiro ano, a gente conseguiu uma medalha de ouro, no segundo, uma medalha de prata, e agora estamos em busca de mais uma para a nossa coleção. Desde que eu conheci esse projeto, o Santa Cecília nos apoiou, deu todo o suporte para que a gente montasse as equipes, para que os alunos pudessem montar os equipamentos, os foguetes e os lançadores”, destacou o professor Fábio Quadra.

O aluno da 3.ª série, Ian Pedrosa, explicou sobre o processo dos trabalhos: “A MOBFOG é um evento que incentiva os alunos a procurarem mais conhecimento em geral, então vemos muitos conceitos de física e química que vão nos ajudar muito a projetar esses foguetes. É um trabalho complicado, porque a gente tem que fazer muitos testes, lançamentos, experimentos de proporções para fazer as reações químicas. Mas é muito bom, porque sai um pouco da rotina que a gente tem no ensino médio”.

Já Luiza Pallin, da 2.ª série, ressaltou o envolvimento dos alunos com a atividade. “A gente sempre vê isso como uma atividade extracurricular e algo para gente conseguir ter experiências diferentes, conhecer coisas novas. Quando a gente soube dessa Olimpíada da MOBFOG, a gente se interessou bastante por ser algo diferente e este ano conseguimos a classificação, batendo 234 metros no nosso lançamento”.