Alunos do Colégio Santa Cecília são destaque na redação do Enem 2024

62

Dois alunos do Ensino Médio do Colégio Santa Cecília tiveram destaque por seus desempenhos como treineiros na prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem de 2024. Com o tema “Desafios para a Valorização da Herança Africana no Brasil”, a estudante Ana Luiza Sécio dos Santos alcançou nota 920, enquanto Vinícius Guimarães atingiu 900.

Ana Luiza contou que se empenhou totalmente nos estudos do Colégio para conseguir o bom resultado. “Eu resolvi me dedicar 100% aqui nas aulas, conversando com os professores e absorvendo tudo que eu pudesse. E assim eu consegui tirar essa nota”.

 

Ela ainda destacou a importância dos professores Bruno Alves, de História, e Eryka Rosa, de Redação, na conquista. “Eles têm a maior paciência e força de vontade de ensinar a gente. A Eryka ajudou principalmente na parte das competências quanto à redação e modelo de Enem. Já o Bruno me ajudou com a base, porque ele sempre incentivou os alunos a ter um pensamento crítico, sobre como a sociedade tem se desenvolvido ao longo dos anos e pelo que ela já passou”.

Vinícius Guimarães, que alcançou nota 900, explicou que, quando viu o tema da redação, imaginou que poderia conseguir uma nota boa, mas, mesmo assim, ficou surpreso com uma pontuação tão alta. Além disso, conta que relembrou as aulas e explicações de seus professores, o que o ajudou muito na hora de fazer a prova.

“A professora Erika, de Redação, passava os textos para a gente, explicava e corrigia até mesmo fora do horário de aula, isso ajudou a gente. Lembrei da aula do professor Rafael, de Sociologia, que falou sobre a Djamila Ribeiro, que eu citei na redação. Também do professor João, de História, porque eu também falei sobre a abolição da escravidão, que foi algo ele explicou”, completou o aluno.

A professora de Redação do Colégio Santa Cecília, Eryka Rosa, falou sobre o processo para ensinar os alunos a escreverem uma boa redação. “A primeira parte é mostrar que eles são capazes de produzir qualquer tipo de texto. Nós começamos o ano incentivando-os a produzir narrativas e dinâmicas de investigação. Depois, a parte mais teórica, na qual mostro como é a etapa do Enem e diferencio das produções para a Fuvest. Fazemos um treino de como se trabalha uma introdução, desenvolvimento e conclusão e análises das redações nota 1000”.

Ela finalizou ressaltando a emoção de ver seus alunos conquistando notas altas na prova. “É uma sensação gratificante. Todo processo é mérito deles, mas nós (professores) estamos juntos, trabalhando, apoiando, ensinando e acompanhando. E toda a dedicação deles tem um resultado, então ficamos felizes e é emocionante porque eles vibram demais com a conquista. O melhor de tudo é que esses resultados mostram como eles são capazes”.