Alunos do Colégio Santa Cecília passam para segunda fase da Olimpíada Nacional de Ciências

51

Os alunos do Colégio Santa Cecília garantiram suas vagas na segunda fase da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), sendo 12 alunos do Fundamental II e 14 do Ensino Médio. A ONC é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e tem como objetivo despertar e estimular o interesse pelo estudo das ciências naturais.

A professora de Ciências do Ensino Fundamental II, Jennifer Junot, e a professora de Biologia do Ensino Médio, Samanta Rayel, foram as responsáveis por apresentar a Olimpíada aos alunos. As duas, comprometidas com o desenvolvimento acadêmico dos estudantes, incentivaram a participação na prova, com o objetivo promover um maior engajamento e aprofundar o conhecimento nos temas estudados.

“Nós queremos incentivar os alunos a algo novo, algo diferente e desafiador. O conteúdo é um pouco extenso, e isso faz com que eles fiquem um pouco temerosos por causa da quantidade e por ser uma prova nacional, mas o incentivo faz eles se desafiarem e é muito interessante”, ressaltou Jennifer.

Para a professora Samanta Rayel, os alunos são preparados durante as próprias aulas, então, quando eles têm dúvidas em questões de Olimpíadas, podem tirá-las. Além disso, ela destaca que o próprio site da ONC tem simulados e exercícios onde os participantes podem treinar para a Olimpíada.

A profissional também ressaltou a importância da atividade para o futuro dos estudantes. “É importante porque essa Olimpíada abrange também biologia, química, física, astronomia e história. Então, é uma gama de disciplinas, e eles conseguem até se enxergar, querendo estar dentro da ciência, e enxergar o ramo que eles vão seguir em uma faculdade e na vida”.

A aluna do 2º ano do Ensino Médio, Beatriz Silva, falou sobre o incentivo que o Colégio dá a seus alunos. “O Colégio Santa Cecília ajuda a gente em vários fatores. A direção e a Samantha, nossa professora de Biologia, sempre nos incentivam muito para fazer as olimpíadas e todas as atividades extracurriculares”.

Já Giovanna Toledo, do 8º ano, explicou por que resolveu participar da prova. “Eu sempre gostei muito de ciência, sempre fui muito bem na matéria, então, quando tenho oportunidade, sempre acabo fazendo, para ver se eu consigo alcançar meus objetivos. Foi uma experiência maravilhosa e passar para segunda fase me deixou superfeliz. ”

De acordo com o professor Cláudio Rocco, coordenador de Olimpíadas do Colégio Santa Cecília, as Olimpíadas trazem vários benefícios aos alunos participantes. Além da busca pelo conhecimento e do treino para a realização de provas de nível mais alto — afinal, trata-se de uma competição —, há também o contato que eles estabelecem com outros alunos, as trocas de ideias e conhecimentos, e a oportunidade de conhecer pessoas que têm gostos em comum.

“Os vestibulares valorizam muito as Olimpíadas. Há alunos que terão de fazer o vestibular, e outros que poderão abrir mão, devido às medalhas e participações nessas competições. Portanto, elas são fundamentais para os nossos alunos, que têm visto os resultados extremamente positivos do Colégio Santa Cecília. A cada ano, temos mais alunos participando e mais medalhistas”, finaliza Rocco.

Os alunos classificados para a segunda fase da ONC são:

6º ano do Ensino Fundamental

• Arthur Pontes Carvalho dos Anjos