Os alunos dos quintos anos do Ensino Fundamental I do Colégio Santa Cecília desenvolverão uma atividade de cozinha experimental relacionada com a Matemática. “Trabalhando com frações com a mão na massa” é o nome do projeto.

Na atividade, eles irão trabalhar o que já aprenderam nos livros fazendo pizzas. A ideia surgiu a partir do livro paradidático sobre frações pedido pela professora de Matemática dos quintos anos, Fabíola Borges, responsável pelo projeto. “No livro os alunos trabalham com o professor a ideia de fração com um bolo de abacaxi. Eu quis trazer isso para os alunos, trabalhando na prática o que eles viram nos livros”, conta.

Os alunos trarão os ingredientes e montarão os sabores, para depois degustá-las. A atividade terá duração de duas aulas, se estendendo ao recreio. Cada aluno receberá uma ficha com uma fração indicando como terá que cortar a pizza.
Para a professora, a prática facilita muito o aprendizado. “Eu acredito que facilita a compreensão e o entendimento fica mais claro quando eles trabalham na prática”, explica Fabíola.

Os alunos já haviam trabalhado a ideia com chocolate. “Cada criança trouxe uma barra de tamanho diferente e com ela puderam trabalhar frações e a noção de inteiro”, conta. O trabalho com o chocolate mostrou que é mais fácil aprender na prática. “Perguntei a eles, no final da atividade, o que eles acharam. Alguns responderam que foi a melhor aula de Matemática que já tiveram”, disse a professora.

Segundo Fabíola, os alunos estão ansiosos para a atividade.O projeto será realizado no Cantinho da Tia Cecília, das 13h às 14h40, em três dias: na quarta-feira, 24/8, na quinta-feira, 25/8 e na sexta-feira, 26/8.