Finalista entre 1.600 projetos inscritos em todo os Estado para compor o Parlamento Jovem do Estado, Nícollas Alessander Rocha Araujo, do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Santa Cecília, teve seu trabalho divulgado no Diário Oficial do Estado e em uma publicação especial da Assembleia Legislativa do Estado. Ele apresentou seu projeto de lei em uma sessão especial na Assembleia, com mais 98 autores dos trabalhos selecionados, nos dias 7 e 8 de novembro, na Capital. Durante dois dias, os deputados estaduais cederam seus lugares no Palácio 9 de Julho, para que os jovens alunos defendessem suas propostas.

O projeto de lei nº 7/2013, de Nícollas Araujo, chamado Intercâmbio Cultural entre escolas estaduais”, foi inserido no Partido da Cultura. Ele propôs o Programa de Intercâmbio Cultural, que é de caráter extracurricular, pelo qual as escolas da rede pública estadual de ensino promoverão, opcionalmente, intercâmbio entre seus alunos e os de escolas de outros Estados da Federação, a se realizar no período de férias escolares, com duração de um mês.

Os alunos serão selecionados para participar do programa através de sorteio. Para se inscrever, os estudantes deverão ter desempenho escolar satisfatório e autorização escrita dos pais ou responsáveis. O Estado custeará as passagens, preferencialmente aéreas, bem como as atividades artísticas, turísticas e culturais das quais participará durante a viagem.

“O Brasil tem muita diversidade cultural entre as regiões. Eu acredito que se alunos de São Paulo pudessem passar um mês, no período das férias, fazendo atividades extracurriculares, em escolas do Amazonas ou do Rio Grande do Sul, por exemplo, entenderiam e se apropriariam das culturas desses estados também. Com isso, acredito que seja possível fortificar o sentimento nacionalista da nossa cultura brasileira”, argumentou o aluno do Colégio Santa Cecília.

Com a experiência na Assembleia Legislativa, o estudante começou a pensar em escolher uma carreira profissional diferente. “Sempre pensei em estudar sociologia, mas não enxergava campo de atuação para essa área. Agora, com a participação no Parlamento Jovem, acredito que seja uma oportunidade para eu praticar conceitos da sociologia na carreira política”, disse.

Parlamento Jovem Paulista – Alunos de 1º a 3º ano do Ensino Médio de todo o Estado puderam se candidatar a uma das 94 cadeiras da Assembleia. Para participar, os estudantes precisaram escolher um partido simbólico e elaborar um projeto de lei. Na Baixada Santista, Santos liderou o número de “deputados mirins”, com três parlamentares. Há representantes, também, de Praia Grande e de Peruíbe.

O Parlamento Jovem tem por finalidade possibilitar aos alunos de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático mediante participação em uma jornada parlamentar na Assembleia Legislativa, com diplomação e exercício do mandato.

Veja a matéria publicada pela A Tribuna on line com o aluno Nícollas, do Colégio Santa Cecília:

Parlamento Jovem