partalamentojovemA sessão do Parlamento Jovem tem a duração de um dia inteiro (7/11), a partir das s10h, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo

O Parlamento Jovem da Assembleia Legislativa paulista divulgou no último dia 20/10, a lista dos 94 alunos do Ensino Fundamental de todo o Estado, selecionados para sua edição de 2014. O aluno Moisés Elias Marques Tenfen, do 9º ano do Colégio Santa Cecília, foi o único da Cidade selecionado para participar. Moisés defenderá, como deputado por um dia, projeto na área de Educação (tema predominante dos projetos de lei selecionados, com 33 apresentados). A professora de História, Lilian Ferreira, representará o corpo docente do Colégio.

O projeto dispõe sobre a instituição do Programa de Incentivo às Profissões, intitulado “Feira de Profissões”, em escolas da rede pública como parte integrante do calendário escolar.

Neste programa de incentivo às profissões os alunos terão conhecimento das diversas áreas do mercado de trabalho. “Serão realizadas palestras instrutivas referentes às diversas profissões existentes; debates para promover a integração dos alunos; criados expositores com os diversos segmentos profissionais existentes em cada região”,afirma o aluno.

A ideia é a convidar Universidades locais, tanto da rede pública quanto da rede privada, para colaborar como projeto.
Outros temas – Também serão debatidos pelos estudantes os assuntos: Natureza (17 PLs), Saúde (8), Cultura (7), Direitos Humanos e Segurança Pública (ambos com 6), Defesa do Consumidor (5), Agricultura, Emprego e Esportes (3 cada), Habitação (2) e Juventude (1).
As atividades começam na 5ª feira, 6/11, às 10h, com o credenciamento dos deputados jovens no hotel onde ficarão hospedados; após o almoço, seguem para a Assembleia, onde conversarão com os deputados e receberão instruções sobre a sessão plenária.
A sessão do Parlamento Jovem tem a duração de um dia inteiro. Inicia às 10 h de 6ª feira, 7/11, com a diplomação e posse dos deputados; eleição da Mesa Diretora dos trabalhos (presidente, vice-presidente, 1º e 2º secretários) e discussão e votação dos projetos, até às 18h aproximadamente, com um intervalo para almoço.

A coordenadora do programa desde a sua criação, Sonia Hernandes, lembra que o Parlamento Jovem foi instituído pela Assembleia com o objetivo principal de possibilitar aos estudantes uma visão de alguns aspectos da democracia participativa.
“A intenção é oferecer, pela vivência de um dia de sessão parlamentar, esclarecimentos sobre a razão de ser do cotidiano do Poder Legislativo”.

Hernandes conta que sua experiência e convivência com esses jovens por tantos anos mostraram que envolver jovens estudantes na discussão dos problemas sociais e estimular sua participação na política é capaz de motivá-los a pensar de uma forma séria esses problemas e a elaborar propostas pró-qualidade de vida da sua população.

Deputados por um dia – Instituído em 1999 por resolução aprovada pela Casa, o Parlamento em sua versão voltada a crianças e jovens tem por objetivo oferecer a estudantes a experiência no exercício de mandatos parlamentares, como contribuição à sua formação em cidadania e democracia. A cada ano, alternam-se alunos do ensino fundamental e do médio, na oportunidade de participarem de um dia do Legislativo, apresentando projetos por eles elaborados a fim de que compreendam in loco as funções desse poder.

A seleção dos parlamentares jovens é realizada através de projetos, levando em conta o respeito à forma que regimentalmente deve ter um projeto de lei, a correção gramatical, a concisão, a clareza, a pertinência relativa a cada partido, sua originalidade e condições de aplicação efetiva.