Aluno do Colégio Santa Cecília é campeão nacional de Tênis de Mesa nas Paralimpíadas Escolares de 2023

92

O aluno da 1.ª série do Ensino Médio do Colégio Santa Cecília, Ryan Victor Santos, foi campeão nacional de Tênis de Mesa nas Paralimpíadas Escolares de 2023. A competição aconteceu de 27/11 a 02/12, no Centro Paralímpico Brasileiro, em São Paulo.

Ryan Santos representou o estado de São Paulo na competição organizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). O atleta conquistou duas medalhas de ouro na modalidade paralímpica de Tênis de Mesa, pela categoria individual e equipes.

A próxima competição do atleta será TMB Platinum Brasileiro Interclubes Olímpico e Paralímpico – 2023, que acontecerá de 9 a 17 de dezembro, em São Paulo. Ryan jogará nas categorias Infantil, Absoluto, Paralímpica, individual e duplas.

Sobre o atleta – Com uma carreira efetiva de 4 anos no esporte de tênis – equipe paralímpica – classe 10, o atleta Ryan é, atualmente, o 3.º do ranking Federação Paulista de Tênis de Mesa – FPTM, 9º ranking nacional da CBTM. Somente no ano de 2022, das 15 (quinze) competições das quais Ryan participou, em 09 (nove) delas subiu ao pódio com resultados de medalhas para a região.

Ryan nasceu com má-formação congênita (braço esquerdo) e descobriu no esporte a oportunidade de superar seus próprios limites e o desenvolvimento da liderança no contexto social.

Em apenas três anos de competições, conforme os meios de comunicação do litoral, Ryan é considerado uma promessa do esporte, que teve início no ano de 2021, quando representou o estado de São Paulo nas Paralimpíadas Escolares, consagrando-se bicampeão individual e por equipe.

O jovem está sendo acompanhado diretamente pelos técnicos da Seleção Brasileira Paralímpica e Olímpica, com objetivo de, em breve, integrá-lo à Seleção Brasileira Paralímpica Principal para representar o país nas Paralimpíadas.

Veja os principais resultados:

· Campeão – TMB Challenge Plus – 22.ª edição – Concórdia/SC – classe10 – 2023

· Campeão da Seletiva dos Jogos Escolares Paralímpico SP – Fedeesp – 2023

· Campeão da Seletiva dos Jogos Escolares SP por equipes – Praia Grande – 2023

· Vice-campeão – TMB Challenge Plus – 21.ª edição – Varginha/MG – classe10 – 2023

· Vice-campeão – V Etapa do Campeonato Paulista – Mogi das Cruzes – classe10 – 2023

· Terceiro lugar – TMB Challenge Plus – 21.ª edição – Varginha/MG – absoluto – 2023

· Terceiro lugar – TMB Estadual PAULISTÃO – Sorocaba – classe 10 – 2023

· Terceiro lugar – II Etapa do Campeonato Paulista – Guarulhos – classe10 – 2023

· Terceiro lugar – III Etapa do Campeonato Paulista – Campinas – classe10 – 2023

· Convocação para Seleção Paralímpica de Jovens do Brasil – 2023

· Terceiro lugar – TMB Regional – III Etapa – Guarujá – classe10 – 2023