Isadora Coffani dos Santos de Siqueira. Esse é o nome da aluna do Colégio Santa Cecília, cujo projeto foi escolhido para representar a instituição no Parlamento Jovem 2010. Com apenas 15 anos de idade, Isadora desenvolveu um trabalho de gente grande, sobre uma mudança no sistema de educação das escolas públicas (municipais e estaduais). Agora, a aluna do 9º ano aguarda ansiosa a chegada do dia 5/11, quando apresentará seu projeto na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Tendo como tema: “Implementação e obrigatoriedade de períodos integrais em escolas estaduais para o Ensino Fundamental e Médio”, o projeto visa à extensão do período de aulas no ensino público, incluindo atividades diferenciadas como aula de idiomas, esportes, entre outras. “Conversando com amigos que estudavam em escolas estaduais, eu notei que faltava um pouco mais de desenvolvimento na área de educação pública. Notei que, caso aumentasse o período, além de os jovens não ficarem na rua, com as drogas, etc., eles teriam um modo de se divertir, notar que a escola não é um algo chato”, conta Isadora.

Para isso, a aluna sugere serem implementadas atividades como a criação de uma horta, que seria utilizada na própria refeição dos alunos, e o dinheiro arrecadado, guardado para o benefício da escola. Outras ideias da aluna envolvem esporte e aula de idiomas, como inglês e espanhol. “Aos alunos de 14 anos, ou mais, a ideia é incluir um ensino pré-profissionalizante para que, quando saíssem da escola, já pudessem ingressar numa carreira”, completa.

Pelo terceiro ano consecutivo, um aluno do Colégio Santa Cecília foi selecionado para participar do Parlamento Jovem. Neste ano, o parlamento selecionou os alunos do Ensino Fundamental para o desenvolvimento de seus projetos.

Sabendo disso, o Colégio propôs aos alunos do 9º ano o desafio da atividade. Cerca de 20 alunos toparam e fizeram seus projetos. Apenas um foi escolhido. Na opinião do professor de Filosofia, Danilo Alves da Conceição, era crucial ser um projeto bem elaborado, em que Isadora se destacou. “Tirando a questão da gramática e da coesão textual, procuramos escolher um projeto que tivesse um tema de concretude. Porque todos os projetos escolhidos são projetos que, de fato, podem ser executados, porque não adianta o projeto ter uma boa ideia que ajudasse a sociedade, mas teria que mostrar como funcionaria”, afirma.

Além do professor Danilo, a professora Fausta Cruz de Oliveira, de Produção de Texto, contribuiu no desafio, incentivando e ajudando os alunos a desenvolver seus projetos.

Isadora Coffani apresentará o trabalho no dia 5 de novembro, às 9h, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, em São Paulo. Você pode assistir, ao vivo, pela TV Assembleia.

Parlamento Jovem – Este Programa, voltado para a formação de verdadeiros cidadãos, consiste em uma sessão especial da Assembleia Legislativa do Estado que acontece desde 1999. Nesse dia, os deputados estaduais cedem os seus lugares para jovens estudantes, da rede pública e privada, de todo o Estado. Os deputados jovens são empossados e dirigem todos os trabalhos da sessão, apresentam propostas para melhorar as condições de vida da sociedade e falam sobre suas ideias.