Oito alunos do Colégio Santa Cecília foram aprovados para a segunda fase da 17.ª edição da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), projeto voltado às escolas públicas e privadas de todo o país, cujo intuito é estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área. A prova da segunda fase será realizada no dia 8 de outubro, sábado, às 14h30. No dia 20 de dezembro, serão anunciados os premiados.

Dos classificados, seis são do Ensino Médio: Andrey Estevam Seabra, Fernanda Hoffmann Affonso, Giovanna Pilotto Vasques, Isabela Ferreira Abrahão S. B. Silva, Julia Vieira Santos e Mariane Santos Galera. Já os outros dois qualificados são do Ensino Fundamental II: Luiza Paullin de Amorim e Reinaldo Lucena D’Amici.

Comandados pela professora do Ensino Fundamental II, Solange Padalino Cunico, os alunos classificados à segunda fase da 17.ª OBMEP se sentem empolgados e esperançosos para realizar o exame no mês de outubro. “Ela me ajudou muito na parte de resolução de exercícios. Na parte mais prática, mesmo”, destaca o aluno Andrey Estevam Seabra, aluno do 3.ª série do Ensino Médio, sobre o papel da professora Solange na preparação para a prova.

Com aulas voltadas para a disputa de olimpíadas escolares, os alunos do Colégio Santa Cecília sabem da importância desta segunda etapa do exame, haja vista que essa prova é dissertativa, ao contrário da primeira que foi de múltipla escolha. “(A prova discursiva) exige uma preparação mais completa e eu estou bem esperançoso de conseguir uma medalha esse ano”, diz Andrey.

A professora Solange teve papel fundamental, auxiliando-os na revisão de exercícios praticados em edições anteriores da OBMEP e tirando dúvidas, feitas de forma presencial. “Era algo que ajudava bastante no estudo”, explica Reinaldo Lucena D’Amici, aluno do 9.° ano do Ensino Fundamental II, em relação à ajuda que recebia da professora, que lhe acompanha desde o 6.° ano.

Com pouco mais de dois meses para a realização da segunda prova, os estudantes do Santa Cecília já iniciaram a sua jornada na busca de um grande resultado no exame.  “Estou com as expectativas altas e espero conseguir alguma (medalha)”, fala Reinaldo.

Já são dez anos seguidos que o Colégio Santa Cecília participa e consegue classificar alunos para a segunda fase da OBMEP. O exame, um dos mais importantes do calendário escolar, é, na primeira fase, composta por 20 perguntas de múltipla escolha, enquanto na segunda fase, são 20 perguntas dissertativas, testando, assim, as habilidades dos alunos participantes.

As perguntas de múltipla escolha podem parecer mais objetivas, contudo podem também ser capciosas. Já as dissertativas exigem uma boa explicação, para que a resposta não dê margem para interpretações fora de contexto.

Uma das pessoas mais importantes deste processo, a professora Solange acompanha muito desses alunos desde o 6.° ano. ”E tenho certeza que a gente vai chegar num excelente resultado”, comenta Solange, ao falar que, graças ao suporte concedido pelo Colégio, conseguirá fazer com que os estudantes conquistem a tão sonhada medalha. “O meu trabalho, no caso da OBMEP, procuro fazer da melhor maneira. E minhas expectativas são, também, as melhores possíveis, visto que os alunos tem um aproveitamento muito bom e são muito dedicados nas aulas”, conclui a professora do Ensino Fundamental II.

O que é a OBMEP?

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada – IMPA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática – SBM, e promovido com recursos do Ministério da Educação – MEC e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações– MCTI.

Criada em 2005 para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, a OBMEP tem como objetivos principais:

– Estimular e promover o estudo da Matemática;

– Contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade;

– Identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas;

– Incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional;

– Contribuir para a integração das escolas brasileiras com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e com as sociedades científicas;

– Promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

O público-alvo da OBMEP é composto de alunos do 6.º ano do Ensino Fundamental até o último ano do Ensino Médio.