A Universidade Santa Cecília (Unisanta) terá 79 representantes apresentando seus respectivos trabalhos no 15º Conic-Semesp, maior congresso de iniciação científica do Brasil, que teve início na quinta-feira (26/11), em Ribeirão Preto. Os estudantes da Unisanta, cuja grande maioria já apresentou trabalho no Cobric, sairão de Santos em dois ônibus no sábado (28), de madrugada.

Dentre os temas a serem apresentados estão projetos envolvendo ribeirinhos (“Populações Ribeirinhas do Rio Amazonas”, de Wanessa Pires), revitalização (“O Jardim do Casarão Branco”, de Anna Paula Mendes), desperdício de cargas (“Perda de Carga Experimental de Líquido em Saída de Tubulação Livre e Submersa”, de Nayara Oliveira), e até o ECA (“A Justiça Restaurativa Aplicada no Estatuto da Criança e do Adolescente”, de Talita Maciel). As apresentações serão orais e na forma de painel.

A edição deste ano do Conic-Semesp terá como tema “O Ano Internacional da Luz”. Ao proclamar um Ano Internacional com foco na ciência óptica e em suas aplicações, as Nações Unidas reconhecem a importância da conscientização mundial sobre como as tecnologias baseadas na luz promovem o desenvolvimento sustentável e fornecem soluções para os desafios mundiais nas áreas de energia, educação, agricultura, comunicação e saúde.