A Universidade Santa Cecília (Unisanta) terá participação significativa no 20º Congresso Brasileiro de Transportes e Trânsito, que será realizado em Santos, entre 23 e 25 de junho de 2015, no Mendes Convention Center. É a primeira vez que um congresso da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) é promovido fora de uma capital de estado, e Santos foi escolhida por sua importância econômica e iniciativas dinâmicas.

Três palestras do evento serão viabilizadas pelo Núcleo Avançado RETE-NEPOMT-Unisanta, da Associação para a Colaboração entre Portos e Cidades, associado ao Núcleo de Estudos Portuários, Marítimos e Territoriais da Universidade:

No dia 23 de junho de 2015, às 16h, na Sala Urano 1, a participação será na Seção Técnica: Portos urbanos integrados à cidade – Revitalização Urbana. Os palestrantes Demétrio Alves e Rui Alexandre foram indicados pelo Comitê Científico da RETE, a pedido do Núcleo Avançado RETE-NEPOMT-UNISANTA, e vem para apresentar projeto de revitalização de áreas portuárias e industriais em Lisboa, uma novidade no âmbito das experiências internacionais sobre o tema.

Ainda no dia 23, às 17h15, na Comunicação Técnica 6, a aluna Aline Torres fará apresentação oral que resume o Trabalho de Conclusão de Curso que realizou, em parceria com a colega Patrícia Chinem. O tema da apresentação é: Transporte hidroviário de passageiros na Baixada Santista.

Finalizando, no dia 24, às 16h30, será a vez do ex-aluno Eduardo Andrade Chaves, falar sobre Transporte hidroviário de cargas: uma proposta para a Baixada Santista, que foi tema de TCC realizado em parceria com os colegas Glayce Batista Gomes Leite e Júlio César Reis de Jesus. Este trabalho conquistou o 8º lugar no CONIC de 2014.

Os dois trabalhos foram elaborados sob orientação do Núcleo Avançado RETE-NEPOMT-UNISANTA e integram os 165 que foram selecionados para Comunicações Técnicas durante o evento, dentre as milhares enviadas à comissão de seleção.
Apenas três trabalhos de Santos foram selecionados, sendo que os da Unisanta são os únicos de universidades locais.