Entre os dias 20 a 23 de outubro, a Universidade Santa Cecília (Unisanta) estará presente maior evento de São Paulo voltado para o mercado de petróleo e gás, a Santos Offshore. Além do estande montado para demonstração de todo o potencial e tradição da Universidade na área de tecnologia do mercado petrolífero, a Unisanta estará com o seu corpo docente realizando diversos workshops.
A Unisanta é a pioneira em cursos de engenharia na Baixada Santista, iniciados em 1971, para atender ao Pólo petroquímico e siderúrgico de Cubatão, Porto de Santos e Parque Industrial da Grande São Paulo. Já a partir de 1975, iniciaram os cursos de Pós Graduação, dentre eles o de Engenharia de Segurança do Trabalho, que prossegue até hoje.
Ao início dos anos 90, em parceria com a RPBC-Petrobrás, instalamos na Universidade o laboratório de ecotoxicologia, posteriormente teve ensaios referendados no padrão de qualidade ISO 9002 e mais recentemente pela ISO 17025.
Participamos de inúmeras parceiras com indústrias e instituições, dentre elas a modernização da mirrefinaria – unidade didática – um visão abrangente dos processos de refino de derivados de petróleo.
Hoje a Unisanta tem um parque de laboratórios entre os melhores do País.
Desde o Laboratório de Operações Unitárias, onde os princípios físico-químicos e equipamentos de produção industrial são apresentados em detalhes, integrando programas de treinamento de pessoal a serviço do sistema Petrobrás e muitas indústrias.
Nesses laboratórios são desenvolvidos equipamentos com uma pedagogia própria ao ensino da parte experimental de áreas tecnológicas, bem como da aprendizagem e consolidação teórica, servindo de base para o desenvolvimento de atividades de iniciação científica, monografias, dissertações de mestrado e teses de doutorado.
Em 2005, pioneiramente mais uma vez na Baixada Santista,iniciamos cursos de lato sensu em Engenharia de Petróleo e Gás, já na sua sétima turma.
Em 2009, iniciamos a graduação em Engenharia de Petróleo.