O Laboratório de Operações Unitárias Oswaldo Bonfanti, da Universidade Santa Cecília (Unisanta), encaminhará, nesta quinta-feira (30), 5 (cinco) equipamentos para os cursos de Engenharia da UNIGRANRIO. Posteriormente, o Coordenador do Laboratório, Prof. Dr. Deovaldo de Moraes Júnior, fará o treinamento com os professores daquela instituição. Os equipamentos, de dimensões reduzidas (são utilizados em salas de aula), reproduzem fielmente diversas operações químicas.

Seguem para o Rio de Janeiro:Coluna de Destilação, que reproduz operações de refino de petróleo para obter gasolina, faz produção de perfumes, de bebidas e separa o ar em oxigênio, nitrogênio e argônio; Calha Parsall com Trocador de Calor, que pode ser usada no tratamento de efluentes, na pasteurização de laticínios e de frutas; Bombas em Série em Paralelo, que transporta bebidas, combustíveis e minérios em suspensão; Sedimentador, utilizado no tratamento de efluentes e na produção e elaboração de produtos farmacêuticos; Leito Fluidizado, utilizado no tratamento de resíduose na produção de polímeros (plásticos).

As próximas encomendas irão para a Universidade de Brasília (UNB) e Universidade Federal do Maranhão (UFRJ). Os equipamentos foram desenvolvidos pelos técnicos Volnei Lemos, Gilmar Alcântara e Irineu da Penha.

Desde 2001, a Unisanta desenvolve equipamentos de laboratórios para outras instituições. Ao todo, foram mais de 90 unidades encaminhadas para universidades como IME (Instituto Militar de Engenharia), UFRJ(Universidade Federal do Rio de Janeiro), UFRRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro), UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), Universidade Federal do Paraná, Faenquil Lorena (USP), Unesp (São José do Rio Preto), Cenpes (Centro de Pesquisas Petrobras), Estácio de Sá,Gama Filho – RJ) e Pitágorás, de São Paulo, entre outras.