Professores e alunos de graduação e pós-graduação da Universidade Santa Cecília (UNISANTA) poderão fazer cursos, projetos e assistir a seminários e conferências no Instituto Politécnico de Bragança (IPB), Portugal, graças a convênio de Cooperação Técnico-Científica e Cultural assinado esta segunda-feira (20/3). “Vocês estão muito avançados nas áreas de Engenharia, Comunicação Social e esportes”, afirmou o reitor do IPB, professor doutor João Alberto Sobrinho Teixeira, após visitar as instalações da Universidade e assinar o convênio, com a presença da Reitora, professora doutora Sílvia Ângela Teixeira Penteado.

O que impressionou os professores visitantes é o equilíbrio entre a prática e a teoria e a possibilidade dos alunos terem contato com a prática logo no início dos cursos. O intercâmbio será feito inicialmente nas áreas de Engenharia e Informática. O Instituto foi criado em 1979 e integra cinco Escolas Superiores, dotadas de autonomia científica, pedagógica e administrativa: Escola Superior de Educação, de Tecnologia e de Gestão, Tecnologia de Gestão de Mirandela (cursos ligados às Ciências da Educação e Superior de Saúde (Farmácia, Enfermagem, Análises Clínicas e Gerontologia.

Além da UNISANTA, o Instituto Politécnico de Bragança assinou convênio com as Universidades Federal do Ceará e do Estado da Bahia. A idéia é fazer pesquisas internacionais com as três universidades brasileiras. O IPB tem 42 unidades de ensino, promove cursos de mestrado e graduação e tem convênios com as universidades de Wildau, da Alemanha e Liubliana, da Eslovênia.

Estavam presentes os professores doutores José Adriano, diretor da Faculdade de Tecnologia e Nuno Rodrigues, de Informática. Pela UNISANTA, o diretor da Engenharia, Antonio de Salles Penteado e o diretor da Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Aureo Pasqualeto Figueiredo.