No dia 6 de junho (sexta-feira), às 10h, o Núcleo de Inovação, Negócios e Empreendedorismo (NINE) da Universidade Santa Cecília (Unisanta) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae-SP) firmam os primeiros contratos com os grupos de alunos selecionados para a Pré-Incubadora de Empresas. A assinatura é referente a quatro propostas de trabalho e ocorrerá no Consistório do bloco M, Rua Oswaldo Cruz, 277. O evento tem apoio da Associação Comercial de Santos.
Na oportunidade também serão formalizados dois contratos do programa de apoio Sebrae-Tec, parceria entre a Unisanta e o Sebrae-SP, que tem por objetivo dar assistência à micro e pequenas empresas de diversas áreas. Durante a solenidade serão assinadas as adesões do projeto de aperfeiçoamento tecnológico destinado à empresa IT&D e dos estudos de diagnósticos dos meios de hospedagem e espaços para eventos da Região da Costa da Mata Atlântica, em parceria com o Santos e Região Convention & Visitors Bureau.

NINE – Pioneiro na Baixada Santista, o Núcleo impulsionará as idéias empreendedoras através de uma estrutura física, profissional e um plano empresarial bem definido, fazendo com que saiam do papel. Os projetos SysBioBalada CRM, PARACRED – Análise Paraconsistente de Crédito, Portal dos Professores Universitários e Sistema de Monitoramento do Consumo de Energia Elétrica via Computador (SIMELCOM) serão incubados a partir da terceira semana deste mês e poderão permanecer nas dependências do Núcleo durante um ano e meio, com possibilidade de prorrogação.
Segundo Ricardo Oi, coordenador da Pré-Incubadora da Unisanta, o objetivo é amadurecer os protótipos. “Após o período de testes tecnológicos e a elaboração de um Plano de Negócios, há possibilidade de encaminharmos os trabalhos para a Incubadora de Santos, formalizando, efetivamente, a criação das empresas”.

Os projetos selecionados para a Pré-Incubadora da Unisanta são:

Projeto: SysBioBalada CRM
Alunos: Renan Silva Rocha e Kleber Valentim da Silva
Descrição: Aplicado em casas noturnas e estabelecimentos semelhantes, é um software de gerenciamento com foco no controle de entrada, saída e consumação de clientes através da impressão digital (biometria). O objetivo é eliminar métodos de controle que podem ser fraudados, além de auxiliar os proprietários dos estabelecimentos em tarefas administrativas e operacionais do negócio, colaborando no faturamento através de CRM.

Projeto: PARACRED – Análise Paraconsistente de Crédito
Alunos: André Luis Gomes e Anderson Alves de Almeida
Descrição: O software é destinado a empresas que atuam na área de concessão de crédito, como bancos, financeiras e lojas. Analisando o banco de dados dos clientes de cada empresa, o PARACRED é capaz de identificar o risco da concessão do crédito de cada cliente e utiliza-se de diversas fontes de evidências para análise. A partir daí, toma uma decisão quanto à concessão de crédito, além de aplicar o algoritmo de análise paraconsistente, mostrando o grau de risco para o determinado cliente.

Projeto: Portal dos Professores Universitários
Alunos: Gabriel Vinicius Hurtado, Gilberto A. T. de A. Holms, Luiz Alexandre da C. Araújo e Dorotea Vilanova Garcia.
Descrição: Portal de convergência entre professores universitários e estudantes, onde cada professor possui um site em que o conteúdo é inserido e manipulado pelo professor através de uma área administrativa de fácil usabilidade. É possível disponibilizar Links, Agenda de compromissos, provas, seminários, chat com alunos, e outros. Também é possível acessar o perfil do professor, suporte a materiais didáticos e arquivos. O sistema pode ser usado por professores que lecionem varias disciplinas em diversas faculdades.

Projeto: Sistema de Monitoramento do Consumo de Energia Elétrica via Computador (SIMELCOM)
Alunos: Pedro Ivo Crema Campos, Paulo Henrique Cerqueira e Bruno Marcel Nascimento. Descrição: Através de um transmissor ligado na rede elétrica e acoplado a um equipamento elétrico, será gerada uma palavra binária e transmitida para o receptor ligado em um computador. As informações recebidas pelo computador serão tratadas por um programa especialmente produzido para este fim, mostrando ao consumidor de maneira mais simples e direta possível informações: sobre o consumo, a potência, o valor em reais e guardando estas informações em um histórico. Visa às áreas Residencial, Comercial e Industrial.