Unisanta é coorganizadora de evento internacional sobre poluentes emergentes

13

Pesquisadores da Universidade também participam do evento em aulas e práticas laboratoriais.

A Universidade Santa Cecília (Unisanta) será coorganizadora da Escola São Paulo de Ciência Avançada sobre Poluentes Emergentes (ESPCA), que ocorrerá entre os dias 2 e 13 de setembro de 2025, nas cidades de Santos e Diadema. O evento, promovido pela Fapesp e coordenado pela Profa. Dra. Georgia Labuto, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), conta com o apoio do CEPID ÁRIES e da rede HydroPoll. A programação inclui também a realização do 1º Simpósio sobre Poluentes Emergentes.

A Unisanta, além de atuar como instituição parceira na organização, terá participação ativa na programação científica, com três de seus docentes ministrando aulas teóricas e práticas ao longo da ESPCA: Dra. Paloma Kachel Gusso Choueri (integrante da comissão científica), Dr. Camilo Seabra (integrante da comissão cientifica) e  Dr. Vinícius Roveri.

No dia 5 de setembro (sexta-feira), o professor Vinícius Roveri ministrará a aula  “Pharmaceuticals and illicit drugs: ecological risk assessment to human health”. Na sequência, o professor Camilo Seabra será o responsável pela aula “Ecotoxicological studies on emerging pollutants in coastal zones”.

Nos dias 10 e 11 de setembro (quarta e quinta-feira), os docentes da Unisanta participarão das atividades práticas em laboratório. O professor Vinícius Roveri conduzirá a Lab Class 2 – Ecological Risk Assessment of Emerging Aquatic Pollutants: Focus on Pharmaceuticals and Illicit Drugs, nos períodos da manhã e da tarde. Simultaneamente, a Lab Class 3 – Ecotoxicological Bioassays with Emerging Pollutants será ministrada pela professora Paloma Kachel Gusso Choueri, da Unisanta, e pelo professor Rodrigo Choueri, da Unifesp.

Voltada à formação interdisciplinar de estudantes de mestrado, doutorado e pós-doutorado, a ESPCA reunirá 100 alunos selecionados — metade brasileiros e metade estrangeiros — com todas as despesas financiadas pela Fapesp. A proposta pedagógica é ampla e inclui aulas teóricas e práticas, saídas de campo, estudos de caso, mesas-redondas, visitas técnicas, apresentação de trabalhos acadêmicos e um Hackathon, que incentivará a colaboração e inovação científica em grupos tutoriais.

A participação da Unisanta nesse evento internacional reforça seu protagonismo na produção científica voltada à sustentabilidade, à saúde ambiental e à formação de novos pesquisadores. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no site oficial: www.emergingpollutantschool.pro.br