Um sistema computacionalespecialista, utilizando técnicas de inteligência artificial, com aplicação da lógica paraconsistente, foi apresentado por docentes da Faculdade de Engenharia da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), na 14º Conferência Internacional de Sistema Inteligente e Aplicações em Sistemas de Energia (14 Internacional Conference on Intelligent System Applications to Power Systems )- ISAP 2007, na cidade de Kaoshsiung, em Taiwan, em novembro passado. O trabalho é resultado de uma pesquisa desenvolvida para a concessionária de energia elétrica de São Paulo (Eletropaulo).
Segundo o professor e coordenador do Curso Engenharia Elétrica, Alexandre Rocco, o sistema interpreta informações das ocorrências de desligamento de energia elétrica, de forma otimizada, minimizando os tempos das interrupções durante o fornecimento de energia aos clientes. Propõe ainda aos operadores das redes de transmissão de energia elétrica a melhor, mais segura e mais rápida alternativa para restabelecimentos após desligamentos.
O trabalho elaborado pelos professores da UNISANTA: prof. Dr. João Inácio da Silva Filho, prof.Dr. Alexandre Rocco, prof. Msc. Luis Fernando Pompeu Ferrara, prof. Alexandre Shozo Onuki e pelo engenheiro José de Melo Camargo, da Eletropaulo, foi analisado pela comissão julgadora da conferênciae obteve aprovação para apresentação em função das características inovadoras envolvidas.
Segundo o coordenador, o congresso é o mais importante fórum de debates internacional na área de aplicação de sistemas de automação para a operação de redes elétricas, envolvendo a geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. Mais informações sobre o assunto, acesse www.isap-power.org.