O Laboratório de Operações Unitárias do curso de Engenharia Química da Universidade Santa Cecília (UNISANTA) entrega à Universidade Estadual Paulista, de Ribeirão Preto (UNESP), o módulo de Evaporador Contínuo de um Efeito, adquiridos por empresas e universidades particulares e públicas.
Construído com matérias-primas e com portabilidade excelente, o módulo tem a capacidade de dessalinizar a água salgada e transformá-la em água potável, de fazer a concentração de polpas de sucos de frutas, de transformar soda caustica em sabão, açúcar em cana e leite em leite condensado.

Segundo o prof.º Dr. Deovaldo de Moraes Junior, o módulo foi fornecido para o curso de Farmácia da Unesp, para ser utilizado em sala de aula e estudos da universidade. O módulo foi projetado por alunos da universidade e tem a mesma capacidade de calcular que um módulo industrial. “Este, como os outros projetos enviados para universidades, trazem um prestígio não só à Unisanta, como estimula os nossos alunos em sala de aula”, comenta.

Em dez anos, o laboratório desenvolveu em torno de cem módulos educativos e 40 foram adquiridos por instituições de ensino como Instituto Militar de Engenharia (IME), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Faculdade de Engenharia Industrial (FEI), Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), Universidade Federal do Paraná (UFP), Faculdade de Engenharia Química de Lorena (FAENQUIL-USP), entre outras.

O laboratório de Operações Unitárias também desenvolveu dois projetos para a Prefeitura de Santos: um reaproveitamento de água dos chuveiros da praia e outro reaproveitamento da água do Laboratório de Balneabilidade da Secretaria do Meio Ambiente.

Segundo o prof.º Deovaldo, o módulo será levado nesta terça-feira, para a Universidade Estadual Paulista (UNESP). “Como modo de prevenção, o equipamento é levado desmontado para a instituição. Na própria universidade, eu monto todo o módulo e ensino aos alunos e professores como utilizar o equipamento”, finaliza.