O segundo lugar no II Congresso Brasileiro de Iniciação Científica da Unisanta ficou para pesquisa sobre alterações biológicas em mexilhões, provocadas pela substância triclosan, encontrada em produtos de higiene e de limpeza, e o terceiro para avaliação de trecho de restinga em Itaguaré.

Flávia Gomes Illa Ornellas e Leandro Molina, do Curso de Farmácia da Universidade Santa Cecília (Unisanta), ganharam o primeiro lugar, e 50% de bolsa, com pesquisa sobre benefícios da raiz da taboa (Typha dominguensis pers), no combate à úlcera. Eles foram orientados pelo professor doutor Walber Toma, coordenador do Curso de Farmácia.

Com esse trabalho sobre a taboa, planta comum nos mangues da região, eles já participaram de diversos congressos de iniciação científica no País e conseguiram estágio em laboratório na USP, onde pretendem fazer Mestrado na área.

Em segundo lugar ficou Gisela de Assis Martins, do curso de Ciências Biológicas, que recebeu 35% de bolsa de estudo. Orientada pelo Prof. Dr. Camilo Dias Seabra Pereira, ela estudou alterações em membrana do mexilhão Perna perna, provocadas pela substância bactericida triclosan, utilizada em produtos de beleza e de higiene, presentes nos esgotos domésticos.

Pesquisa de Fernanda Rodrigues Siqueira sobre componente arbóreo e arbustivo de trecho de restinga de Itaguaré, restinga de Bertioga, ficou em terceiro lugar, com 35% de bolsa. Ela foi orientada pela Profª Drª Mara Angelina Galvão Magenta, de Ciências Biológicas.

Foram aceitos 130 trabalhos no COBRIC. Durante o encerramento, a Reitora da Unisanta enfatizou que os vencedores estão comprometidos com os resultados e deverão dar prosseguimento às pesquisas, assim como os demais participantes, aprimorando o que conseguiram na vida acadêmica ou no mercado de trabalho.

A Reitora cumprimentou a todos os inscritos e seus orientadores e convidou a todos os participantes para contribuir com o próximo CONIC, que primeira vez será realizado em Santos, em 2011, na Unisanta.

O CONIC-SEMESP, maior congresso de Iniciação Científica do Brasil, é promovido anualmente pelo Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo.

Assecom (13) 3202-7113