Lorena da Silva Souza, aluna do último ano de Ciências Biológicas – Biologia Marinha da Universidade Santa Cecília (Unisanta), teve seu trabalho científico reconhecido com menção honrosa na V Semana da Biologia da Universidade de São Carlos, realizada de 11 a 14 de outubro.

Com o tema “Avaliação da Toxicidade do hormônio sintético 17-a-etinilestradiol empregando-se o mexilhão marinho Perna perna”, a pesquisa foi orientada pelo coordenador do Curso, professor doutor Camilo Dias Seabra Pereira, e teve ótima repercussão entre os participantes do evento.

De acordo com o professor Pereira, nos últimos anos, um número significativo de estudos tem identificado diferentes classes de fármacos introduzidos no ambiente aquático, onde podem causar efeitos tóxicos a plantas e animais.

“Fármacos de uso irrestrito, tais como os hormônios sexuais naturais e sintéticos são conhecidos por apresentar riscos consideráveis”, afirma.

Nesse contexto, comenta, o estudo visa avaliar os efeitos tóxicos do hormônio sintético 17α-etinilestradiol sobre o mexilhão marinho Perna perna (Linnaeus, 1758). Os resultados demonstraram efeitos tóxicos a partir da concentração de 200 ng/L.

O coordenador do curso ressalta que esta concentração de efeito já foi detectada em rios e regiões costeiras, “o que denota o possível impacto ambiental do composto 17α-etinilestradiol”.

A partir dos resultados obtidos com a pesquisa, acrescenta Pereira, pretende-se contribuir para uma melhor avaliação do risco ecológico desse composto no ambiente aquático e gerar subsídios para sua futura regulação na legislação ambiental pertinente.