O projeto, que nasceu como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), auxilia no aprendizado e no aperfeiçoamento de ortografias.  O jogo está disponível para download gratuitamente

Um jogo educacional voltado para a acessibilidade. Esse é o ‘SoletraVox’, que tem como objetivo contribuir para o aperfeiçoamento dos conhecimentos ortográficos de pessoas com deficiência visual, auxiliando tanto no aprendizado de palavras desconhecidas quanto na confirmação da forma de escrita dos termos já conhecidos.

O projeto foi criado pelos ex-alunos Leonardo Corazza, Matheus Pires e Ramon Crescenti, do curso de Sistemas de Informação da Universidade Santa Cecília (Unisanta), em seu Trabalho de Conclusão de Curso, em 2017.

Com a orientação do professor Alexandre Sobrino, pesquisador e responsável pela apresentação da ideia, os acadêmicos estudaram diferentes sistemas operacionais, entre eles o DOSVOX – sistema computacional, baseado no uso intensivo de síntese de voz, que se destina a facilitar o acesso de deficientes visuais a microcomputadores. O DOSVOX foi a plataforma escolhida para a produção do jogo.

“Enxergamos o sistema DOSVOX como a ‘obra de uma vida’, idealizada pelo professor da UFRJ e pesquisador José Antonio dos Santos Borges, que, ao longo de mais de duas décadas, continua à frente do projeto através do Instituto Tércio Pacitti (NCE/UFRJ). O DOSVOX, até os dias de hoje é uma das primeiras, e certamente, mais importantes fontes de contato de uma pessoa com deficiência visual com o mundo da informática e da acessibilidade”, explica o orientador.

Plataforma brasileira

O docente ainda complementa que ‘além de ser um produto brasileiro, o DOSVOX é de uma simplicidade e importância ímpares, sendo muito fácil e rápido de aprender e também contando com uma grande comunidade de usuários espalhados pelo país’.

Leonardo Corazza, um dos integrantes, comenta que, após definirem que fariam um jogo voltado para a área de ortografia, começaram o processo de produção. “Elaboramos sua interface e definimos quais recursos ele iria ter. Produzimos os primeiros protótipos de teste e começamos o desenvolvimento do jogo”.

A disponibilização do jogo desenvolvido como Trabalho de Conclusão de Curso consumiu cerca de um ano adicional de trabalho. Ainda durante o processo de desenvolvimento do TCC,  o grupo, orientado pelo Centro Institucional de Pesquisa da universidade, registrou o estudo na Plataforma Brasil, exigência legal para que o processo de avaliação pudesse ser realizado com um grupo de pessoas com deficiência visual.

A partir do registro, o grupo começou o processo de avaliação envolvendo um grupo de voluntários reais para utilizar a plataforma de jogo.

“Colhemos diversas sugestões e oportunidades de melhorias, que nos levaram, entre outras coisas, a aperfeiçoar a comunicação do jogo com o usuário. A partir do momento em que pudemos observar que a interface havia se tornado suficientemente consistente, resolvemos disponibilizá-la para download totalmente gratuito para toda a comunidade brasileira”, diz o docente. Sobrino ainda salienta que o retorno tem sido positivo, já que o jogo está disponível para download gratuito há apenas dois meses.

Expansão do projeto

Durante a execução do projeto, os alunos encontraram algumas dificuldades. A principal, segundo Leonardo, foi conseguir fazer um jogo em que os usuários não tivessem dificuldades de jogar. O impasse foi resolvido ao buscarem seguir os padrões adotados em alguns aplicativos feitos para a plataforma DOSVOX, que facilitam o uso para deficientes visuais.

Apesar de não estudarem mais na instituição, os ex-alunos estão cada vez mais entrosados com o desenvolvimento do jogo e continuam trabalhando com o auxílio do professor, que continua orientando o trabalho.  Em 2019, o ‘SoletraVox’ será expandido, haverá um maior número de palavras, serão adicionados novos atalhos para o menu e funções.

Segundo o orientador, essas mudanças servirão para melhorar o jogo, mas sua essência continua a mesma. “A de fazer com que uma pessoa com deficiência visual, de qualquer idade ou classe social, possa, através dele, melhorar a sua capacidade de se comunicar por escrito, aprendendo ou confirmando a correta ortografia de palavras do seu cotidiano”.

O SoletraVox conta com a colaboração do produtor musical Flávio Medeiros, do locutor Jean Marcel e da Editora Hedra. Para mais informações é só acessar o site do ‘SoletraVox’ aqui.