Sobre Ricardo Tortorella – Diretor-Superintendente do SEBRAE
Economista, consultor internacional das Nações Unidas (ONU) e do Fundo Monetário Internacional (FMI), foi responsável pelo desenvolvimento e implantação do sistema financeiro de países em desenvolvimento como Angola, Bielo-Rússia, Moldávia e São Tomé e Príncipe, entre 1990 e 2005.
Como consultor do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), participou do processo de reinvenção estratégica do Sistema SEBRAE e coordenou a área de tributos e desburocratização entre 2001-2002. Ficou conhecido pela coordenação executiva da elaboração da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa em 2003-2004. No SEBRAE-SP, trabalhou na área de Políticas Públicas, onde se destacou como um dos articuladores da Frente Empresarial Paulista, no biênio 2005-2006.
No governo federal, entre 1987-1989, foi diretor do Ministério da Fazenda e assessor especial do Ministério do Planejamento e Orçamento (1995-2001), onde coordenou o Programa Avança Brasil e participou na elaboração da Lei de Responsabilidade Fiscal, adequação da Lei dos Incentivos Fiscais e dos Fundos Constitucionais.
Na iniciativa privada, entre 1983 e 1987, atuou no Centro de Estudos Econômicos da Bung y Born Coorporation, ocupando cargos de estagiário a economista sênior.
Foi membro do Conselho de Administração da Petrobrás Transpetro, do Banco do Estado de Goiás, da Companhia Docas do Ceará, da TRENSURB, da TELEGOIÁS e da TELEMAT. É membro do Conselho Superior de Tecnologia da FIESP e Conselheiro da Agencia de Investimento de São Paulo.
Desde janeiro de 2007, Tortorella é Diretor-Superintendente do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (SEBRAE-SP).