por Aline Tavares, colaboradora

O professor e pesquisador de Biologia da Unisanta, Matheus Rotundo, estudou com a bióloga Renata Mari, do campus do litoral Paulista da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, a estratégia de proteção da espécie de peixe baiacu.  O site Ciências Hoje da Uol, na edição dedicada ao público infantil, divulgou a pesquisa, em 21 de julho último.

Os objetos de estudo foram duas espécies do peixe em São Vicente: o baiacu – de – espinho e o baiacu – pintado.  Conforme  a publicação, os biólogos descreveram o sistema digestório dos peixes para entender seus mecanismos  de defesa.

Os biólogos informam que o animal possui uma bolsinha na região final do esôfago e que, quando se sentem ameaçados, enche-se de água e assume uma forma esférica. Porém, não é o único sistema de defesa da espécie, que também possui espinhos  e veneno tóxico.

Mesmo sendo venenoso, o baiacu faz parte da alimentação humana e é uma iguaria em algumas culturas. Mas, segundo os biólogos, futuramente a substância poderá ser usada como analgésicos para dependentes químicos.

Conforme o site, os estudos com o peixe poderão  também ajudar  a indicar a degradação ambiental, comparando espécies de áreas poluídas e não poluídas,  para se observar se afetam as células do intestino do baiacu.

Leia mais:   http://chc.cienciahoje.uol.com.br/o-segredo-do-baiacu