Renato Hohji, formado em Biologia Marinha pela Unisanta, comunica oferta de vagas para projeto de pesquisa

egressos

É mais um biólogo formado pela Unisanta que se destaca na profissão e nos meios científicos. A pesquisa é sobre a garoupa verdadeira.

“Busca-se alunos graduados ou com mestrado para desenvolver pesquisa sobre a garoupa verdadeira, Epinephelus marginatus”.  Essa notícia, publicada no site do Centro de Biologia Marinha (CEBImar) da USP, informando  que o orientador da pesquisa é Renato Hohji, encheu de orgulho seus professores de graduação na  Universidade Santa Cecília, Roberto Borges, coordenador do Mestrado em Auditoria Ambiental da Universidade Santa Cecília (Unisanta)  e Fábio Giordano, diretor de Pedagogia  e professor do Mestrado de Ecologia da  instituição.

Giordano lembra que Hohji foi o melhor aluno da XIV Turma de Ciências Biológicas da Unisanta, e sempre se destacou durante o curso, como aluno e como pessoa.   “São alunos assim que nos motivam. Não é do meu tempo, mas outros vieram e abrilhantaram igualmente o nome da Unisanta”, afirma Roberto Pereira Borges.

Estudos posteriores –  Após a graduação, em 2003, Hohji não parou mais de estudar e pesquisar. Concluiu seu pós-doutoramento pelo Departamento de Fisiologia (IB-USP) (2011-2014 e 2015-2017), pelo “Departamento de Biodiversidad y Biología Experimental, Facultad de Ciencias Exactas y Naturales (FCEyN)” da UBA, Buenos Aires, Argentina (UBA) (2014-2015) e pelo Centro de Aquicultura da Universidade Estadual Paulista (CAUNESP) (2017-2018)

Atualmente,  Roberto Hohji é pesquisador colaborador do Centro de Biologia Marinha da Universidade de São Paulo (CEBIMar) (Auxílio Jovem Pesquisador da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP).

Atua nas áreas de Fisiologia Comparativa, principalmente em temas relacionados à Neuroendocrinologia e Endocrinologia reprodutiva em peixes teleósteos, e na área de Aquicultura (Piscicultura Marinha e de Água Doce – Dulciaquícola), com ênfase em comportamento reprodutivo, diferenciação e determinação sexual, reprodução induzida e desenvolvimento larval de peixes.

Tem experiência também na área de: Morfologia de grupos recentes (principalmente: morfofisiologia da gametogênese, glândulas endócrinas e sistema nervoso de peixes), Ecotoxicologia (influência de poluentes na fisiologia e comportamento de peixes), diversidade de peixes (ecologia), e Peixes da Zona Econômica Exclusiva – Score Sudeste-Sul (Biologia Pesqueira)

O Mestrado (2005-2007) e Doutorado (2007-2011) foram feitos em Fisiologia Geral pelo Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (IB-USP). Durante o doutoramento, destaca-se um período na Universidad de Buenos Aires (UBA), Buenos Aires, Argentina (Outubro de 2009 a Março de 2010).

Além disso, Renato Honji foi coorientador pelo Programa de Pós-Graduação em Aquicultura pelo Centro de Aquicultura da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – CAUNESP.