Nove meses após ingressar em um dos maiores portais e provedores de acesso à Internet do país, o ex-aluno Felipe Blazquez acaba de ser efetivado como Analista de Sistemas Jr do iG (Internet Group do Brasil), empresa que pertence à concessionária de telecomunicações Oi. Atuando no setor de gerência do data center (centro de processamento de dados) da companhia, Felipe, que iniciou sua carreira no grupo como estagiário, já desempenhou suas atividades profissionais até mesmo em outros estados, como Rio de Janeiro, Brasília e Rio Grande do Sul.

Promovido há pouco menos de três meses, o ex-aluno é um dos responsáveis por diversos serviços ligados à infraestrutura da empresa, como configurações de equipamentos e sistemas, desenvolvimento de desenhos técnicos, implantação de projetos de infraestrutura, acompanhamento de operações e análises de dados, entre outras atividades. Recém-formado em Engenharia de Computação, Felipe faz questão de destacar que a promoção só foi possível após a conclusão do curso.

Antes de iniciar como estagiário no iG, o então estudante participou de um processo seletivo composto por quatro etapas, envolvendo triagem de currículos, um teste online, uma dinâmica de grupo e, no mesmo dia, um teste presencial de inglês, além de entrevistas com os gestores de cada setor relacionado à área de tecnologia da informação (TI).

Através da empresa, Felipe teve a oportunidade de realizar diversos cursos direcionados à área de redes de computadores oferecidos, mas aponta a importância de ter participado da 13ª turma do Projeto Toulouse, intercâmbio oferecido pela Unisanta há mais de quinze anos. “Considero este curso tão importante quanto os demais. Primeiro, porque é um curso único, onde temos a oportunidade de construir o nosso próprio ‘microchip’. Segundo, por ser uma experiência internacional, o que acrescenta demais no currículo de um profissional”, revela.

Analisando as atuais necessidades do mercado de trabalho, o ex-aluno aconselha os estudantes a realizarem um curso de inglês para não entrarem nos processos seletivos em desvantagem: “comecei a estudar o idioma com 19 anos e precisei correr ‘atrás do prejuízo’. Soa como clichê, mas é a realidade”. Observando ainda que profissionais da área de TI nunca podem parar de estudar e aprender sobre novas tecnologias, Felipe sinaliza que continua buscando conhecimentos técnicos na área de redes e que pretende investir em um curso de pós-graduação e em outros cursos relacionados a outras áreas, como gestão de pessoas e até mesmo um novo idioma, visando futuramente atuar como gerente – eventualmente, no exterior.

O ex-aluno da Unisanta também sugere que os futuros profissionais estudem e busquem conhecimentos nos mais diferentes setores e, acima de tudo, acreditem em suas habilidades: “As empresas estão cada vez mais buscando profissionais com várias capacidades. Além disso, deve-se sempre acreditar: muitas portas podem se fechar no início, o que normalmente acontece, mas isso deve ser encarado como motivação: se a pessoa tem determinação, valores, capacidades e habilidades relevantes, chances reais vão aparecer”, finaliza.

Fonte: http://cursos.unisanta.br/engcomputacao/