Produzidos como parte da disciplina Computação Aplicada à Engenharia, ministrada no quarto semestre dos cursos de Engenharia Eletrônica e Engenharia Elétrica, os projetos desenvolvidos por alunos da Unisanta abrangem diversos tipos de aplicações, levando o estudante a buscar soluções práticas para problemas de diferentes perfis com o auxílio da tecnologia.

Os projetos apresentados no último semestre visam garantir que os estudantes sejam capazes de transformar o conhecimento teórico-prático adquirido em sala de aula, envolvendo o desenvolvimento de sistemas através da plataforma de prototipagem eletrônica Arduino, em aplicações reais. A responsável pela orientação foi a professora Raquel Galhardo de Carvalho Lopes.

Veja a relação de projetos desenvolvidos e apresentados:

Automação Residencial

Desenvolvido pelo aluno Jefferson da Costa Malheiros, o projeto consiste na automatização de uma residência, cujas funções possibilitam o acionamento das luzes dos cômodos, portão da garagem, sistema de segurança.Todos os acionamentos serão efetuados através de uma interface remota via internet.

Controle da Umidade do Ar

Matheus Teixeira, Mariana Cristina e Thanmyris Teixeira foram os responsáveis pelo desenvolvimento do projeto, que visa possibilitar o acionamento automático de um umidificador de ar, onde o equipamento será ativado quando a umidade relativa do ar estiver abaixo da recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

O sistema desenvolvido tem o propósito de melhorar a qualidade do ar em ambientes fechados, proporcionando conforto para pessoas que sofrem de alergias respiratórias e outro problemas que são decorrentes da baixa umidade do ar.

Estufa Automatizada

O projeto concebido pelos estudantes Vitor Lopez e José Maria da Silva Filho visa facilitar os processos de cultivo de plantas.

No protótipo criado pelos alunos é possível controlar o sistema de irrigação e a temperatura, assim como monitorar a planta através das informações recebidas pelo sensor de umidade de solo, utilizando a interface de prototipagem eletrônica Arduino e os componentes necessários para a composição do projeto.

Galpão Automatizado via Bluetooth

O intuito do projeto produzido pelos alunos Gustavo Estevez da Silva, Ingrid Arruda Ramil, Guilherme Gallotti Carvalho e Henrique Lima Barbosa é demonstrar o acionamento de dispositivos eletrônicos através de conexão via bluetooth.

Para tal demonstração foi elaborada uma maquete, representando um galpão e onde, via bluetooth, o usuário tem a possibilidade de controlar a iluminação, o sistema de alarme e o controle do portão.

Gerenciador de Abastecimento de Água

O projeto “Gerenciador de Abastecimento de Água”, criado pelo estudante Jorge Elias Rodrigues Junior, objetiva o desenvolvimento de um sistema de monitoramento de nível da caixa d’água para atender as necessidades de condomínios e prédios.

Medidor Portátil do Nível de Carga de Pilha AA

Desenvolvido pelos estudantes Breno Tavares, Matheus Souza e Giulio Amici Garcia, este sistema visa permitir a medição do nível de carga em que a pilha AA possui através de um aparelho portátil e simples de usar, informando assim o nível de tensão e a porcentagem de carga.

Piscina Climatizada

O projeto consiste no desenvolvimento de um sistema que permita o controle de temperatura da água em piscinas. Para a representação deste projeto foi construído um protótipo composto por um reservatório de água, resistência para aquecimento da água, sensor de temperatura DS18B20, display LCD, entre outros componentes necessários para o desenvolvimento do mesmo.

Este protótipo permite que o usuário ajuste a temperatura desejada da água do reservatório, podendo visualizar tal informação no display LCD. O sistema foi proposto pelos alunos Diego Menezes, Rodrigo Pilotto, Guilherme Ventura e Vitor Feijó.

Relógio de Emergência

Este projeto desenvolvido por Diego Barbosa, Adriano Gil e Charles Ventura abrange o desenvolvimento de um relógio de emergência, que possui a finalidade de informar ao funcionário de uma determinada indústria sobre a existência de eventuais ocorrências. Além de mostrar as horas, mostram-se também mensagens indicando as anormalidades identificadas.

Sistema de Chamada RFID

Integrado pelos alunos Rafael dos Santos Almeida, Jhonatan Maciel Belarmino e Pedro Henrique Almeida Merlin, o projeto visa desenvolver um sistema eletrônico de chamada escolar, capaz de registrar a presença do aluno através do uso de um mecanismo que envolve um cartão RTAG (carteirinha escolar), previamente cadastrado, juntamente com o módulo de leitura RFID.

Fonte: http://cursos.unisanta.br/engcomputacao/d17-0902-projetos-criados-por-estudantes-de-engenharia-da-unisanta-unem-teoria-e-pratica.html