No sábado, 12/5, o Programa de Educação Ambiental Eco Pólis, mantido em parceria entre a Universidade Santa Cecília (Unisanta) e a empresa Dow Brasil, foi o destaque do programa da TV Tribuna, Rota do Sol.

A equipe do programa visitou o projeto em uma manhã ensolarada e aproveitou com cerca de 4o alunos dos 6º, 7º e 8º anos do Ensino Fundamental as atividades desenvolvidas nas instalações da Dow Brasil, em Guarujá.

De acordo com o professor do Curso de Ciências Biológicas da Unisanta, Orlando Couto Júnior, responsável pelo Eco Pólis, o programa proporciona uma experiência de biodiversidade e sustentabilidade àqueles que buscam mudanças em suas práticas diárias. “O objetivo é mostrar que é possível existir uma convivência harmoniosa com o ambiente e as demais espécies que habitam o planeta”, afirma.

A editora e apresentadora do programa, Rosana Valle, pôde vivenciar as atividades dinâmicas e lúdicas com os visitantes, que aprendem a desenvolver a capacidade de interagir com a natureza e a compreender a interação que há entre os seres e o meio ambiente.

Histórico – O Programa Eco Pólis conquistou o segundo lugar no Prêmio Innovation Award 2011, concorrendo com 93 projetos inscritos pelas Unidades da Dow na Améria Latina.

No Eco Pólis, os visitantes se deparam com diversas atrações como a Estação Manguezal, que inclui tanques de cultivo, nos quais são mantidos organismos típicos do manguezal, viveiro de mudas de plantas de manguezal – colocadas em garrafas PET e estocadas até que estejam prontas para o replantio-, e o museu de exemplares da fauna de manguezal.

Há vários espaços temáticos, entre eles o Laboratório “Robert Hooke”, local onde os visitantes podem observar em lupas e microscópios organismos e estruturas de plantas coletadas durante o percurso pela passarela e trilha, a Biblioteca “Contos da Mata”, as Salas: Aves, Peixes, Camaleão (que apresenta um tema a cada mês), Sustentabilidade – que mostra exemplo de práticas sustentáveis -, Pesquisador; e o Espaço Oceano – um ambiente multimídia para apresentação de vídeos e palestras, além de ser um espaço onde os visitantes podem se dedicar à confecção de materiais para as atividades que o projeto proporciona.

O Projeto é desenvolvido em Guarujá, em área ambiental da Dow, que fica na Av. Santos Dumont, 4444. Agendamentos para visitas de escolas, grupos ou empresas podem ser feitos pelo site www.unisanta.br/ecopolis.  Informações pelo telefone 3358-8602.