O artigo "A construção da esfera pública no planejamento urbano. Um percurso histórico na cidade de Santos", de autoria do Prof. Luiz Antônio de Paula Nunes, dos cursos de Design e de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Santa Cecília (Unisanta) acaba de ser publicada no Caderno da Metrópole nº21.
A revista é considerada uma das mais importantes do Brasil na área de gestão metropolitana, indexado na Library of Congress de Washington, e vinculada aos programas de pós-graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e da PUC-SP.

– O artigo

O tema publicado pela revista é o mesmo que o arquiteto defendeu em sua tese de Doutorado em 2006. A tese revela o percurso histórico do planejamento urbano, visando o processo de construção e institucionalização dos espaços onde ocorreram os debates sobre o planejamento urbano, desde a comissão do plano da cidade, em 1948, até a formação do atual Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano – CMDU em 1999. Analisa como os debates influenciaram na formulação de propostas de intervenção e na elaboração da legislação urbanística de Santos, relacionando assim o processo de planejamento da cidade com o processo político.

O objetivo do trabalho foi o estudo do processo de participação da sociedade civil no planejamento urbano no período entre 1945 e 2000.