A oportunidade de ver a sua idéia empreendedora sair do papel, amparado por uma estrutura física, profissional e um plano empresarial bem definido é um dos diferenciais que a Universidade Santa Cecília (Unisanta) oferece aos alunos a partir deste mês, com a inauguração do Núcleo de Inovação, Negócios e Empreendedorismo, com apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae-SP).
Pioneiro na Baixada Santista, o Núcleo é uma pré-incubadora de empresas dentro da própria universidade, com o objetivo de difundir e estimular projetos de potencial inovador e tecnológico com tendências empreendedoras, provenientes de Trabalhos de Conclusão de Curso e pesquisas.
De acordo com a última pesquisa sobre emprego/desemprego em Santos, realizada pelo Núcleo de Pesquisas e Estudos Socioeconômicos da Unisanta (NESE / Unisanta), o maior índice de concentração de desempregados (47,79%) é entre os jovens. Para a diretora-presidente da Unisanta, profa. dra. Lúcia Maria Teixeira Furlani, entre os principais objetivos da Instituição, que hoje abriga mais de 15 mil alunos, está a questão da empregabilidade.
“O empreendedorismo vem sendo apontado como a grande saída para esse tipo de problema, pois além de gerar empresas, gera emprego”, afirma a gerente do Sebrae-SP na Baixada Santista, Silvana Pompermayer. “A pré-incubadora é uma iniciativa fantástica! Uma oportunidade de investir no futuro através do empreendedorismo”, conclui.
A gerente do Sebrae diz ainda que iniciativas como esta, além de fomentar o talento, a criatividade e a vocação, são fundamentais porque contribuem para o crescimento da Região.

Estrutura de ponta – O Núcleo de Inovação, Negócios e Empreendedorismo – 1ª Pré-incubadora de Empresas da Baixada Santista, com 800m², está instalada no 8º andar do mais novo edifício da Instituição, destinado também ao setor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão.
Os grupos selecionados para o projeto terão acesso a um moderno ambiente empresarial, com boxes modulares individuais dotados de toda a infra-estrutura necessária para a gestão de negócios. No mesmo local, foi reservada uma área livre a ser adaptada para palestras com empresas, workshop, seminários e reuniões.
De acordo com o coordenador do Departamento Universidade Empresa-Estágio da Unisanta, Prof. Luiz Vidal de Negreiros, o desenvolvimento das pesquisas estará apoiado em toda a infra-estrutura da universidade, seja ela física, laboratorial e bibliotecas. “Estamos iniciando a pré-seleção. Temos no momento uma relação de 8 projetos com potencial de desenvolvimento, alguns premiados em jornadas e congresso nacionais e internacionais”. A Pré-Incubadora abrigará até 12 projetos, por ano.

Credenciamento Sebraetec – Além de cumprir seu papel social com seu público (universitário), a Unisanta também dará assistência à micro e pequenas empresas de diversas áreas, através da parceria firmada com o Sebraetec.

Para o gerente da Unidade Operacional de Inovação Tecnológica do Sebrae/SP, Marcelo Dini, o convênio dá oportunidade de aproximar todo o conhecimento científico e tecnológico da Universidade, em prol dos empresários da Baixada Santista. “A inclusão da Unisanta no programa fortalece a rede tecnológica de atendimento aos empresários da região", afirma Dini.
Através de uma rede de entidades credenciadas, o Programa Sebreaetec de Consultoria Tecnológica tem como objetivo introduzir tecnologia e inovação no dia-a-dia dos pequenos negócios e de seus empreendedores, auxiliando a encontrar alternativas para solucionar os seus problemas técnicos, simples ou mais complexos.
Na Baixada Santista são parcerios: Senai, Senac e Instituto de Pesca, além da Universidade de São Paulo (USP), Centro SP de Design e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), em projetos desenvolvidos na região em setores estratégicos como indústria, comércio, serviço e turismo.
Para a reitora da Unisanta, prof. dra. Sílvia Ângela Teixeira Penteado, a parceria faz com que os microempresários possam ter outros mecanismos de atualização através de toda a estrutura tecnológica que está na universidade. “Ser credenciada pelo Sebraetec amplia a nossa capacidade de servir, aproximando a tecnologia dos microempresários que respondem por 98% das empresas da Baixada Santista”.
Ainda segundo a reitora, a Unisanta vai disponibilizar todo o conhecimento que ela detém para que as pequenas empresas possam prosperar. O planejamento e a gestão de negócios são as maiores dificuldades que as empresas enfrentam para ter competitividade no mercado.
“Na Baixada Santista, das 69 mil empresas existentes, 98,6% são micro ou pequenas. A nossa esperança é a ampliação da empregabilidade com o desejo de uma região melhor”, conclui.