Aplicado pela primeira vez em 2019 ao mestrado de Engenharia Mecânica, o projeto da sistematização de visitas técnicas em empresas do setor, atuantes na região, também está sendo estruturado para o curso de Engenharia da Confiabilidade da Universidade Santa Cecília (Unisanta).

“Tais visitas técnicas são consideradas ferramentas de ensino e pesquisa eficazes para promover uma aproximação com a realidade mercadológica/industrial, diminuindo as distâncias entre teoria e prática, de forma a favorecer a interação entre profissionais e estudantes/pesquisadores, fomentando a evolução tecnológica”, avalia o prof. Willy Ank de Morais, um dos docentes da Unisanta à frente do projeto.

Para o melhor aproveitamento das visitas nas empresas e facilitação no desenvolvimento de trabalhos acadêmicos na pós-graduação, foram criadas as disciplinas no mestrado: “Prospecção de Inovações Tecnológicas 1, 2, 3 e 4”, no intuito de poder suprir as demandas e carências observadas durante as visitas com projetos e pesquisas que aliem a tecnologia à utilidade e que sejam econômica e ambientalmente viáveis.

Entre as empresas visitadas em 2019, tem-se como exemplo a multinacional britânica Metalock, cuja sede em Santos presta principalmente serviços de manutenção e reparo naval. Outra corporação vistoriada foi a tradicional Asea Brown Boveri Ltda. (ABB), grupo de empresas suíça-sueca com presença internacional cuja filial santista tem foco na manutenção e venda de peças e serviços aos clientes das diversas áreas atendidas. Para 2020 já está programada a visita na Usiminas (Cubatão), potência siderúrgica brasileira entre as maiores produtoras de aço das Américas.