O Pesquisador do Núcleo de Estudos Portuários, Marítimos e Territoriais (Nepomt) da Universidade Santa Cecília – Unisanta, Eng. MSc. Adilson Luiz Gonçalves, participou do “Fórum Baixada Santista: a 3ª pista da Imigrantes como vetor de integração e crescimento regional”, promovido pela UALP – União da Associações do Litoral Paulista.
O engenheiro foi um dos integrantes do painel “Cubatão e o Porto de Santos como motores da cadeia produtiva do Litoral Paulista”, que abrangeu o potencial portuário e retroportuário, a indústria e os novos investimentos logísticos que impulsionam a economia regional.
Na ocasião, foram abordados os gargalos logísticos existentes e obras previstas ou a serem consideradas para melhorar o cenário da área. O debate incluiu não apenas o município de Cubatão, como também toda a Região Metropolitana da Baixada Santista, litorais norte e sul.
Sobre o evento
O Fórum Baixada Santista reuniu lideranças públicas, empresariais, acadêmicas e técnicas para debater soluções que conectem infraestrutura, inovação e empregabilidade ao futuro da região. Com a 3ª pista da Rodovia dos Imigrantes como tema central, o encontro abordou os impactos desse grande projeto nos eixos de mobilidade urbana, integração porto–cidade, inovação tecnológica, sustentabilidade energética e capacitação profissional.
A UALP – União da Associações do Litoral Paulista agrega as Associações de Engenheiros e Arquitetos do Litoral com propostas para fortalecer o diálogo entre Crea-SP, os municípios e o setor produtivo, consolidando a engenharia como vetor de desenvolvimento sustentável e competitivo.
Confira o painel no link: https://youtu.be/CwPU7LFYONE
