A necessidade de se estabelecer um protocolo geral para a gestão de sedimentos e materiais dragados nos portos, por meio de uma metodologia integrada, é tema de projeto de pesquisa aprovado pela CAPES e pelo Ministério da Educação e Cultura da Espanha (MECD). Pelo Brasil, participam a Universidade Santa Cecília (UNISANTA) (única particular), a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Unesp de São Vicente, públicas.

A coleta de amostras será de março a dezembro de 2006 e o workshop final está previsto para fevereiro de 2008. Em fevereiro, começam as reuniões para traçar as estratégias de coleta.

O nome do projeto é Harmonização de Métodos para a Gestão de Material Dragado em Zonas Costeiras Internacionais (Europa e América Latina), incluindo Espaços Naturais Protegidos. Serão objetos de investigação os estuários de Santos, Paranaguá, no Brasil, e Cádiz, Algecira e Huelva, na Espanha. Essa pesquisa está entre as 25 selecionadas pelo CAPES, entre 128 propostas apresentadas na Convocatória de 2005.

Cronograma – A coleta de amostras será feita de março a dezembro de 2006. A análise química desse material será de maio de 2006 a fevereiro de 2007. De julho de 2006 a junho de 2007, serão feitos os cálculos dos níveis de contaminação e toxicidade nos sedimentos analisados. A determinação dos efeitos da contaminação mediante bioensaios em laboratório e de campo será de janeiro a agosto de 2007. De janeiro a setembro de 2007, será estabelecido um fator de bioacumulação de contaminantes.

A harmonização de um método integrado de avaliação de qualidade ambiental está prevista para o período de julho de 2006 a agosto de 2007. A elaboração do protocolo integrado está marcada para o período de julho de 2007 a fevereiro de 2008 e o workshop final e publicação dos resultados será em fevereiro de 2008.

Pela Espanha coordenará os trabalhos o prof. dr. Tomás Angel Del Valls, da Universidade de Cádiz. Pelo Brasil, o prof. dr. Antonio A Mozeto, da UFSCar. Os estudos dão continuidade à pesquisa de pós-doutoramento concluída na Espanha pelo dr. Augusto César, biólogo da Universidade Santa Cecília, que coordenará os estudos pela UNISANTA.

Em seu trabalho de pós-doutorado, intitulado Estudo Ecotoxicológico Integrado em Sistemas Estuarinos e Portuários Atlânticos, realizada de março de 2004 a junho de 2005, Augusto César analisou amostras de sedimentos marinhos, crustáceos e ouriços-do-mar nos estuários de Santos e São Vicente, Brasil, além das Baías de Cádiz, Huelva e Algeciras, na Espanha. Três trabalhos científicos a respeito foram submetidos a revistas internacionais e o mais recente está no prelo, da Revista Brazilian Journal of Oceanography.

Justificativas – O objetivo da nova pesquisa internacional, que terá início em 2006, é a “conservação da qualidade ambiental e conseqüente preservação dos recursos biológicos, ao mesmo tempo em que contribui para o desenvolvimento sustentável das regiões estudadas. Nesses locais- observam os pesquisadores envolvidos – a gestão ambiental é geralmente realizada de forma independente, baseando-se em métodos distintos para cada região, o que se mostra ineficaz para a aplicação internacional. “Por este motivo, surge a oportunidade de que, através deste projeto, se elabore conjuntamente um protocolo ideal para a tomada de decisões”, explica o biólogo Augusto César.

Além da gestão ambiental e de saúde pública dos estuários mencionados, os estudos objetivam “a gestão de espaços naturais protegidos que se encontram dentro ou próximos das áreas de influência, dos quais destacam-se áreas de mangue em Santos e no Paraná (Área de Proteção Permanente (APP), Parque Estadual Marinho da Laje de Santos, Parque Estadual Xixová – Japuí, Área de Proteção Permanente (APA) do Lagamar (Sítio Ramsar, Patrimônio da Humanidade), Ilha do Mel, entre outros”. Na Espanha, estão nessas condições as áreas de Doñana, Estrecho e os Marismas do Rio Tinto e Odiel.

Todas as regiões a serem pesquisadas são consideradas estratégicas e importantes para os dois países, com a perspectiva de gerar informações que sirvam como delineadoras de um modelo conceitual portuário que poderá, inclusive, ser adaptado para outras regiões do globo.

Augusto César sustenta que o projeto pretende contribuir com os municípios, órgãos de controle ambiental, organismos públicos, autoridades portuárias, empresas privadas e principalmente as comunidades locais que vivem e dependem dos recursos naturais das citadas regiões.

O método integrado se baseia na utilização dos sedimentos como elemento chave para determinar a qualidade ambiental de um ecossistema, pois estes tendem a acumular a maior parte das substâncias xenobióticas (tóxicas) que chegam ao ecossistema marinho e estuarino.

Grupos de trabalho – Participarão, pela UNISANTA, os doutores Augusto Cesar e Camilo Dias Seabra Pereira. Pela Unesp, dr. Denis Moledo de Souza Abessa. Esse grupo será responsável pela realização dos testes ecotoxicológicos e identificação dos organismos (fauna) nos sedimentos coletados nas áreas brasileiras de estudo. A equipe tem ampla experiência no tema.

“Nasce, dai, uma importância extra, dado que o projeto será um elemento consolidador do grupo de pesquisa em uma área de extrema importância e carência no Brasil”, diz Augusto Cesar. A UNISANTA e a Unesp participarão do planejamento, obtenção de dados, avaliação e integração dos resultados e elaboração do protocolo para gestão de sedimentos de regiões portuárias e costeiras. Fornecerão as instalações, equipamentos e serviços administrativos.

Em Cádiz, as pesquisas serão desenvolvidas por 16 pesquisadores, coordenados pelo dr. Angel Del Valls, com o objetivo de realizar análises químicas e ecotoxicológicas das amostras coletadas nas áreas de estudo espanholas.