O professor André Martins Vaz dos Santos, da disciplina de Biologia Pesqueira / Zoologia do curso de Ciências Biológicas – Biologia Marinha da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), obteve o título de doutor pelo Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IOUSP), em dezembro último.

A tese teve como tema a “Identificação de estoques da merluza, Merluccius hubbsi Marini, 1933 (Gadiformes: Merlucciidae) na região Sudeste-Sul do Brasil”. Santos foi orientado pela Drª. Carmen Lúcia D. B. Rossi-Wongtschowski e co-orientado pelo Dr. José Lima de Figueiredo, do Museu de Zoologia da USP.

O estudo foi aprovado por unanimidade, com elogios pela alta qualidade do conjunto da obra. O trabalho esclarece que a merluza, peixe comum e muito pescado na região do estudo, possui dois grupos distintos (no Sudeste e no Sul do Brasil) e aborda diretrizes para a gestão da pesca da espécie.

Constituíram a banca os doutores Naércio Aquino Menezes, do Museu de Zoologia da USP; Francisco Manoel de Souza Braga (UNESP-Rio Claro); Antônio Olinto Ávila da Silva, do Instituto de Pesca e June Ferraz Dias (IOUSP).