Com o desafio de tratar a pesca como parte de um sistema ecológico em seu mais amplo aspecto a FIFO —Fisheries and Food Institute — conhecida também como Instituto para Pesca, Diversidade e Segurança Alimentar, inaugura a sua sede nacional em Santos.

O Instituto, que realiza pesquisa nas áreas de pesca artesanal, etnobiologia e ecologia humana desde 2006, transfere a sua sede nacional para Universidade Santa Cecília (Unisanta) em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade de Ecossistemas Costeiros e Marinhos, nesta quarta-feira, 24/8, às 13h30.

Os pesquisadores da FIFO têm como finalidade promover e realizar pesquisas em temas como “pesca e segurança alimentar” e “diversidade e alimento para o futuro”, por meio do contato direto com as comunidades pesqueiras, em algumas ações, até integrando os pescadores como auxiliares nas pesquisas científicas. As pesquisas resultam na valorização do conhecimento dessas comunidades e auxiliam na conservação dos peixes e da biodiversidade como um todo.

Com a sua nova sede na Unisanta, o Instituto se aproximará dos alunos, professores e pesquisadores aqui da região da Baixada Santista e de todo litoral paulista. Essa aproximação, em conjunto com as pesquisas realizadas pelos alunos de Mestrado em Ecologia Marinha e Sistemas Costeiros da Unisanta, abrirá portas para inúmeros trabalhos de desenvolvimento da pesca da região.

A bióloga, professora e pesquisadora do Mestrado em Ecologia da Unisanta, doutora em Ambiente e Sociedade pela Unicamp e integrante da FIFO, Milena Ramires, visa futuramente ter um levantamento de toda comunidade pesqueira da Baixada Santista.

Esse diagnóstico será possível com a realização do projeto “Ecologia Humana, Etnoecologia e Conservação de Recursos Pesqueiros na Baixada Santista/ Sp”, que será apresentado pela bióloga, com apoio dos membros da FIFO, os Drs. Alpina Begossi, Mariana Clauzet e Walter Barrella.

“O objetivo desta pesquisa é caracterizar a pesca artesanal na Baixada Santista, o conhecimento local dos pescadores, o consumo de pescado, a ecologia e a biodiversidade das espécies de peixes e educação ambiental sobre os recursos pesqueiros locais,” afirma Milena.

Inauguração — A solenidade está marcada para o período das 13h30 às 17h30, no auditório do Bloco E, 4º andar, com acesso pela Rua Cesário Mota, 8.

O prof. Dr. Marcos Tadeu, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ecologia Marinha – ECOMAR/Unisanta, e a profa. Dra. Alpina Begossi, professora da Unisanta e diretora-executiva da FIFO/ pesquisadora UNICAMP, farão os pronunciamentos de abertura, ao lado das profas. Dras. Sívia Ângela Teixeira Penteado e Lúcia Maria Teixeira Furlani, respectivamente, Reitora e Presidente da Unisanta.

Ainda no programa estão previstas minipalestras sobre Ecologia e Pesca, das 14h às 15h, a cargo dos professores Dr. Mohamed Habib (Agroecologia), Dr. Salvatore Siciliano (Cetáceos) e Dr. Walter Barrella, todos membros da FIFO.

Paralelamente será realizada uma exposição de fotos do Prof. Matheus Marcos Rotundo, Biólogo – Coordenador do Acervo Zoológico da Universidade Santa Cecília, (AZUSC), fundado em 2003.

Finalizado o evento, serão relançados os livros Ecologia de Pescadores Artesanais, 2010, Ed. Rima, São Paulo (autores: Begossi, Lopes, Oliveira e Nakano), e divulgado o relançamento em paperback do livro CurrentTrends in HumanEcology, 2009, Cambridge Scholars Pub, (editores: Lopes e Begossi).

Tradição – A parceria com a FIFO reforça a tradição da Unisanta como universidade pioneira em pesquisas na área de Meio Ambiente, que dão suporte aos cursos de Mestrado em Ecologia Marinha e Gerenciamento Costeiro, aos cursos de Lato Sensu na área ambiental, à iniciação científica e às necessidades da Região na área.

Alpina é PhD em Ecologia pela UCDavis, EUA, e professora da Unisanta e pesquisadora da UNICAMP. Realiza estudos sobre Pesca e Ecologia Humana (Ecologia de Pescadores) em diversas regiões do Brasil, desde os anos 80.