Segundo previsão do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas – NPH da Universidade Santa Cecília, a fumaça tóxica proveniente do vazamento químico ocorrido em um terminal do Porto de Santos, na tarde de quinta-feira (14), deve continuar concentrada em Vicente de Carvalho, após ter passado pelo centro de Santos e bairros adjacentes por volta das 22 horas de quinta-feira, retornando ao ponto de origem às 3 horas da madrugada.

Conforme dados analisados pelo Aquasafe – moderno software de gestão de informação em tempo real para receber, processar e integrar automaticamente, em um único local, diversas fontes de informações meteorológicas e oceanográficas – o vento sul/sudoeste fará com que a fumaça continue em direção à Vicente de Carvalho caso ainda haja emissão durante o próximo sábado.

Se a nuvem tóxica persistir, por volta das 22 horas deste sábado (16), com a mudança dos ventos para a direção oeste, ou seja oriundos do quadrante leste, os gases poderão atingir a cidade de Santos novamente, durante a madrugada e ao longo de todo dia de domingo, começando pelo bairro do Macuco.

“A fumaça é mais densa se comparada ao incêndio ocorrido na Alemoa, em Santos, em abril do ano passado. Por essa razão, a nuvem tóxica está concentrada nas áreas mais próximas ao incêndio”, afirma o pesquisador do NPH – Unisanta, o biólogo Renan Braga Ribeiro.

O sistema de previsão integra uma base de dados da região, utilizando modelos numéricos processados pela Universidade e dados dos sensores de última geração fornecidos pela Praticagem de Santos, em tempo quase real.