Os resultados recentes dos modelos numéricos do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Unisanta (NPH-Unisanta) indicaram uma intensificação das ondas e maré em relação ao boletim emitido ontem, tal intensificação está relacionada a formação e avanço de um ciclone extratropical com previsão de ventos intensos do quadrante sul para a região. Nesse sentido, a previsão é que o mar comece a ficar agitado na madrugada de domingo (28/10), e durante a manhã e tarde as ondas oriundas de quadrante sul poderão ultrapassar 2,5 metros na Baía de Santos (Figuras 1 e 2).

Segundo os últimos resultados, a maré poderá ultrapassar 1,7m na região da Ponta da Praia por volta das 5h de domingo (28/10) e às 17h (Figura 3). No interior do estuário, esse aumento será ainda maior e a estimativa é que o nível do mar ultrapasse 1,9m na manhã (6h) e tarde (18h) de domingo (Figura 4)

De acordo com o Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos, o estado permanece de atenção devido aos três indicadores: ondas acima de 2,0m, nível do mar acima de 1,8m e vento acima de 40km/h, e pode entrar em estado de alerta caso as ondas ultrapassem 3,0m e o nível do mar 2,0m.

Se a previsão se mantiver, há possibilidade de impactos oriundos da agitação marítima nas estruturas urbanas devido a intensidade e direção preferencial das ondas. Também podem ocorrer alagamentos, devido ao nível do mar elevado.

Cabe também ressaltar que estas informações são baseadas em previsões de modelos numéricos, podendo sofrer alterações ao longo do tempo e se agravar com a ocorrência de ventos locais intensos.

Os pesquisadores do NPH-Unisanta e a Defesa Civil de Santos recomendam o acompanhamento das previsões oceanográficas e meteorológicas e das condições do mar nos próximos dias.

Boletim emitido às 13h de sábado (27/10/2018). Este é apenas um boletim informativo, a utilização da informação nele contida é de inteira responsabilidade do usuário. Informações oficiais sobre as condições de mar são emitidas pela Marinha do Brasil.