Devido a formação e intensificação de um sistema de baixa pressão no sul do continente e a chegada de uma frente fria, há previsão de maré elevada na região da Baixada Santista (Figura 1).

De acordo com os modelos numéricos do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Unisanta (NPH-Unisanta) a maré máxima deve ocorrer no início da manhã de segunda-feira (26/11), atingindo 1,85 metros no interior do estuário por volta de 6h, representando um aumento de 55cm em relação a tábua de maré (Figura 2). Na região da Ponta da Praia o aumento deve ser de 40cm, e a maré pode ultrapassar 1,7m também por volta de 6h de segunda-feira (Figura 3).

Nesse sentido, segundo o Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos, o estado é de atenção devido a previsão de nível do mar acima de 1,8 metros, e em caso de ocorrência de chuvas, há possibilidade de alagamentos.

Com relação à agitação marítima, a previsão é que o mar comece a ficar mais agitado na noite de domingo. Entretanto as ondas não devem ultrapassar os 2 metros de altura (Figura 4). Nesse sentido, devido à baixa energia e direção preferencial das ondas não são esperados impactos oriundos dessa agitação marítima nas estruturas urbanas na Ponta da Praia.

Ressalta-se que estas informações são baseadas em previsões de modelos numéricos, podendo sofrer alterações ao longo do tempo.

Os pesquisadores do NPH-Unisanta e a Defesa Civil de Santos recomendam o acompanhamento das previsões oceanográficas e meteorológicas e das condições do mar nos próximos dias.

Boletim emitido às 16h de sexta-feira (23/11/2018). Este é apenas um boletim informativo, a utilização da informação nele contida é de inteira responsabilidade do usuário. Informações oficiais sobre as condições de mar são emitidas pela Marinha do Brasil.

Figura 1. Resultado do modelo hidrodinâmico para segunda-feira (26/nov. 6h00). A escala de cores representa o nível do mar em metros.
Figura 2. Previsão do modelo hidrodinâmico (linha azul), apresentando o nível do mar (maré) na estação Ilha Barnabé localizada no interior do estuário. Dados medidos pelo marégrafo da Praticagem de São Paulo em preto e a previsão da tábua de marés (pontos). Os níveis de atenção e alerta, com base no Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos, estão em amarelo e vermelho, respectivamente.
Figura 3. Previsão do modelo hidrodinâmico (linha azul), apresentando o nível do mar (maré) na estação Praticagem localizada na Ponta da Praia. Dados medidos pelo marégrafo da Praticagem de São Paulo em preto e a previsão da tábua de marés (pontos). Os níveis de atenção e alerta, com base no Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos, estão em amarelo e vermelho, respectivamente.
Figura 4. Previsão do modelo de ondas. A altura significativa da onda (m) par a a Ilha das Palmas (SWAN v01, em azul e SWAN v02, em verde), dados medidos pelo sensor da Praticagem de São Paulo em preto. Os níveis de atenção e alerta, com base no Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos, estão em amarelo e vermelho, respectivamente.