Uma nova ondulação formada em oceano aberto toma força nessa quinta-feira (15/09) e atinge seu ápice aproximadamente às 17h. O ápice da maré acontece no dia 15/09 às 14h10 e no dia 16/09 às 2h20 e às 14h30, com o nível do mar superando 1,93 metros.

Os pesquisadores do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Universidade Santa Cecília  (NPH-Unisanta) e a Defesa Civil de Santos recomendam o acompanhamento das previsões ao longo dos próximos dias, e informam que se a previsão de hoje se mantiver, há a possibilidade de alagamento das vias públicas ocasionados principalmente pela elevação da maré, uma vez que a previsão do nível do mar neste evento é maior que a do evento ocorrido em 21/08.

Contudo, o impacto das ondas nas estruturas urbanas poderá ser menor, comparado ao evento do dia 21/08, pois nesse caso a previsão até o momento de altura das ondas é de menor intensidade quando comparadas a previsão do dia 21/08.

Da mesma forma, a previsão dos ventos para a quinta-feira é de ventos moderados, aproximadamente com 8 nós de intensidade, diferentemente do evento em 21/08 quando os modelos numéricos previram ventos da ordem de 16 nós de intensidade.

Boletim emitido às 17h de segunda-feira (12/09). Este é apenas um boletim informativo, a utilização da informação nele contida é de inteira responsabilidade do usuário. Informações oficiais sobre as condições de mar são emitidos pela Marinha do Brasil.

Figura 1. Resultado do modelo de ondas para a região da costa sudeste no dia 15/09/2016 às 17h.