[Atualização] Previsão de mar agitado e maré acima do normal se mantém até a madrugada de 5/08

504

Conforme previsto pelos modelos numéricos do NPH-Unisanta, o mar está agitado e a maré acima do normal desde a tarde de sexta (02/08). Os sensores da Praticagem de São Paulo registraram ondas de 2,9 m na Ilha das Palmas e nível do mar de 1,7 m na Baía de Santos (16h) e 2,0 m no interior do estuário (17h).

A previsão de mar agitado e maré elevada se mantém até a madrugada de segunda (05/08), com ondas de quadrante sul oscilando entre 1,5 m e 2,5 m (Figura 1). A maré deve ultrapassar 1,7 m na região da Baía de Santos e 1,9 m no interior do estuário, com aumentos superiores a 50 cm em relação à tábua de marés (Tabela 1, Figuras 2 e 3).

Tabela 1 – Previsão do nível do mar. Fonte: NPH-UNISANTA

DATA BAÍA DE SANTOS INTERIOR DO ESTUÁRIO
03/08/2019     16h     1.7 m      1.8 m
04/08/2019     04h     1.7 m      1.9 m
04/08/2019     17h     1.6 m      1.8 m
05/08/2019     05h     1.7 m      1.8 m

De acordo com o Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos o estado – a partir da manhã de sábado (03/08) – é de Atenção, devido à previsão de nível do mar entre 1,8 e 2,0 m e de altura significativa da onda entre 2,0 m e 3,0 m.

Se a previsão se mantiver há possibilidade de alagamentos nos períodos de maré elevada, podendo se intensificar com a ocorrência de ventos locais intensos e precipitação, conforme previsto pela Marinha e institutos de meteorologia. No entanto, não são esperados impactos nas estruturas urbanas devido à intensidade e direção preferencial das ondas.

Cabe também ressaltar que essas informações são baseadas em previsões de modelos numéricos, podendo sofrer alterações ao longo do tempo. Os pesquisadores do NPH-Unisanta e a Defesa Civil de Santos recomendam o acompanhamento das previsões oceanográficas e meteorológicas e das condições do mar nos próximos dias.

Boletim emitido às 11h de sábado (03/08/2019). Este é um boletim informativo, a utilização da informação nele contida é de inteira responsabilidade do usuário. Informações oficiais sobre as condições de mar são emitidas pela Marinha do Brasil.

Figura 1. Previsão do modelo de ondas. A altura significativa da onda (m) para a Ilha das Palmas (SWAN v1, em azul e SWAN v2, em vermelho) e para a Entrada do Canal de Navegação (SWAN v2, em roxo), dados medidos pelo sensor da Praticagem de São Paulo em preto. Os níveis de atenção e alerta, com base no Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos, estão em amarelo e vermelho, respectivamente.
Figura 2. Previsão do modelo hidrodinâmico (linha azul), apresentando o nível do mar (maré) na estação Praticagem localizada na Ponta da Praia. Dados medidos pelo marégrafo da Praticagem de São Paulo em preto e a previsão da tábua de marés (pontos). Os níveis de atenção e alerta, com base no Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos, estão em amarelo e vermelho, respectivamente.
Figura 3. Previsão do modelo hidrodinâmico (linha azul), apresentando o nível do mar (maré) na estação Ilha Barnabé localizada no interior do estuário. Dados medidos pelo marégrafo da Praticagem de São Paulo em preto e a previsão da tábua de marés (pontos). Os níveis de atenção e alerta, com base no Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos, estão em amarelo e vermelho, respectivamente.