Figura 1. Resultado do modelo de ondas para sábado (13/fev. 21h40). A escala de cores representa a altura significativa da onda em metros e as setas indicam a direção de propagação das ondas.

Os resultados recentes dos modelos numéricos do NPH-Unisanta indicam uma diminuição na intensidade das ondas em relação ao boletim emitido ontem. Ainda assim, a frente-fria permanece avançando, ocasionando ventos intensos na região costeira. A previsão é que o mar comece a ficar agitado na manhã de quarta-feira (13/02). No período da tarde as ondas podem ultrapassar 1,0 metro e durante a noite as ondas poderão atingir 1,7 metros na região da Baía de Santos (Figuras 1 e 2).

Com relação ao nível do mar, houve pouca alteração na previsão, na Baía de Santos a maré poderá ultrapassar 1,3m por volta de 12h de quarta-feira e 1,4m na madrugada de quinta-feira, representando um aumento de 40cm em relação a tábua de marés (Figura 3). No interior do estuário, esse aumento será um pouco maior, a previsão é que o nível do mar ultrapasse 1,5m (Figura 4).

De acordo com o Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos, o estado agora é de observação devido à previsão de ondas de até 2,0 metros.

Com base nos resultados recentes dos modelos não são esperados impactos nas estruturas urbanas ocasionados pela agitação marítima. Apesar da previsão de maré acima do normal, o nível do mar não será muito elevado, devido a condição de maré de quadratura, entretanto, caso ocorram chuvas intensas como previsto pelos institutos de meteorologia, podem ocorrer alagamentos nas regiões mais suscetíveis, bem como os impactos podem se agravar com a ocorrência de ventos locais intensos.

Cabe também ressaltar que as informações são baseadas em previsões de modelos numéricos, podendo sofrer alterações ao longo do tempo. Os pesquisadores do NPH-Unisanta e a Defesa Civil de Santos recomendam o acompanhamento das previsões oceanográficas e meteorológicas e das condições do mar nos próximos dias.

Boletim emitido às 10h de terça-feira (12/02/2019). Este é apenas um boletim informativo, a utilização da informação nele contida é de inteira responsabilidade do usuário. Informações oficiais sobre as condições de mar são emitidas pela Marinha do Brasil.