A possibilidade de acompanhar passo a passo como se faz o refino do petróleo é o presente que a Petrobras e a Universidade Santa Cecília (Unisanta) apresentaram na manhã do dia 20/7, à comunidade e aos alunos de Engenharia da Universidade. A minirrefinaria da empresa, provavelmente a única no mundo que funciona, ganhou espaço especial no Laboratório de Engenharia do Petróleo da Unisanta, com o nome de Unidade Didática Oswaldo Bonfanti, na Sala Reginaldo de Freitas.
William França da Silva, gerente regional da Unidade de Negócios da RBPC, enalteceu a importância da estreita integração das empresas com as universidades, “segredo do sucesso dos norte-americanos” em vários setores. Aos estudantes de Engenharia presentes, fez um convite, para que eles ajudem a desenvolver tecnologias na unidade didática. “É uma responsabilidade para com o Brasil, pois a Petrobras é a quarta do mundo no mercado de energia.
Parcerias e cursos para o setor
Dois cursos para a área petrolífera foram lançados na ocasião, pela Reitora da Universidade, Sílvia Teixeira Penteado: o de graduação em Engenharia do Petróleo, em 5 anos, primeiro das Baixada Santista, e o Superior de Tecnologia em Gestão da Qualidade (Petróleo e Gás), com vestibular antecipado para 7 de junho e início das aulas em 2009. A reitora lembrou que a Unisanta criou o primeiro curso de Engenharia da Baixada, e mais de 8 mil engenheiros já se formaram e ocupam hoje cargos de destaque no Brasil e no exterior.
Haverá mais cursos de qualificação de mão-de-obra nos setores petrolífero, portuário e “outros que possibilitem a contínua integração com as múltiplas demandas da Região”, conforme a presidente da Unisanta, Lúcia Maria Teixeira Furlani. Ela mencionou a parceria de décadas com a Petrobras e o mais recente prêmio da Unisanta na área de ciência e tecnologia, o de melhor trabalho na área de Ecotoxicologia de Ambientes Marinhos, no 9º Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia (Ecotox 2009). O Pró-Reitor Administrativo, Marcelo Teixeira, agradeceu a confiança da Petrobras e mencionou a classificação dessa empresa, em rankings de melhores do mundo.
As famílias dos saudosos Reginaldo Freitas e Oswaldo Bonfanti, ex-funcionários da Refinaria, receberam as homenagens póstumas devido à importante participação dos dois no projeto da minirrefinaria.
Estiveram presentes o gerente regional do Ciesp, Valmir Ramos Ruiz, representando Marco Paulo Pena Cabral, Lauro Gotardi, diretor do SESI e representante do SindiPetro, além de Oswaldo Luiz de Mello Bonfanti Filho. E mais: Dalva Neto Freitas, Rivaldo Abreu de Freitas, Anete, Bruna e Rodrigo, respectivamente mãe, pai, esposa e filhos de Reginaldo Abreu de Freitas, além de Rivaldo Abreu de Freitas Jr, Renato Abreu de Freitas (irmãos) e Diego Victor (sobrinho).