Com cinco anos de existência, o Laboratório de Fisiologia do Exercício e Saúde (LAFES) da Faculdade de Educação Física e Esporte da Unisanta tem se destacado junto à comunidade científica do Brasil e do mundo. O objetivo é divulgar a Fisiologia do Exercício e o desempenho humano.

A equipe do LAFES já apresentou mais de 80 trabalhos científicos em eventos nacionais e internacionais, como Congressos Brasileiros, Europeu e Mundial de Cardiologia, em Paris, Amsterdam e Roma; Congressos Internacionais de Ciências do Esporte e nacionais de Iniciação Científica.

O Prof. Dr. Alexandre Galvão da Silva e a Profa. Dra. Débora Rocco são os responsáveis técnicos pelo LAFES. O Laboratório possui publicações em revistas nacionais e internacionais, indexadas ao maior site científico na área da saúde, o PubMed, utilizado pela comunidade mundial. Também foi citado como referência em uma meta-análise na revista European Sports Medice, de Fisiologia do Exercício e Saúde.

O LAFES realizada avaliação fisiológicas de rendimentos físicos, orientação e prescrição de programas de treinamento para atletas e exercícios físicos para grupos especiais.

De acordo com o coordenador, no 2º semestre de 2015, o Laboratório desenvolverá um projeto de Pós-Graduação voltado para a Especialização em Exercício Físico e Desempenho Humano para Doenças Crônicas e Degenerativas. “A ideia é discutir temas relacionados a prevenção e reabilitação na saúde perante a comunidade acadêmica da Baixada Santista”, afirma Silva.

Talentos – Além do reconhecimento científico, os estudantes que fizeram estágio no LAFES têm conquistado posições de destaque na profissão. Formados pela Fefesp, Jefferson Cabral de Carvalho e Guilherme Ferreira são mestrandos em Ciências pelo InCor-SP e Faculdade de Medicina da USP, respectivamente. Jefferson é também especialista em Fisiologia do Exercício.

Recém-formado, Carlos Eduardo Lisboa foi aprovado para o Aprimoramento do Hospital das Clínicas da USP, neste ano. Peter Soler foi o ganhador do Prêmio Dr. Milton Teixeira 2014 com o melhor trabalho científico na área da Saúde, oferecido pela Unisanta.

Letícia Parada foi a primeira aluna da FEFESP a publicar um trabalho original em uma revista cientifica nacional especializada.

Atualmente, a equipe do LAFES é composta pelos alunos Miriam Furtado, Isadora dos Prazeres, Rômulo Ribeiro, Iago Aguilar, Leonardo Silva, Ariel de Souza, Paulo Gomes, Alan, Tatiana, Paloma e Raissa Lara. Os acadêmicos desenvolvem projetos no laboratório e já apresentaram trabalhos em congressos nacionais.