Os ensaios realizados pelo Laboratório de Ecotoxicologia da Universidade Santa Cecília (UNISANTA) acabam de receber reconhecimento nacional e internacional: a certificação ISO 17.025, do Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro), que supera e atualiza, em matéria de excelência e precisão nos resultados, a Certificação ISO 9002/06, concedida anteriormente.

A ISO 17.025 atende às mais avançadas exigências internacionais para laboratórios de ensaios e emite laudos sobre a caracterização e monitoramento da toxicidade de operações complexas, como dragagem nos portos e deposição do material dragado e análises mais sofisticadas. Estão certificados os ensaios (testes) do Laboratório de Ecotoxicologia da UNISANTA que visam detectar o grau de toxicidade de efluentes líquidos industriais, corpos receptores e produtos químicos.

Em 1998, a excelência do Laboratório de Ecotoxicologia da UNISANTA foi reconhecida oficialmente: foi o primeiro no País, entre as universidades, a obter a Certificação de Qualidade Internacional segundo as normas da ISO 9002 (International Organization for Standardization), para a realização de testes de toxicidade de efluentes líquidos de processos industriais, em amostras de corpos aquáticos receptores.

A ISO 17.025 estabelece um padrão internacional e único para atestar a competência de laboratórios na realização de ensaios e calibrações, incluindo amostragem, utilizando os seguintes organismos:
a) Para testes em águas doces: Daphnia similis, microcrustáceos filtradores que retêm nutrientes da água e dão uma resposta rápida, em 48 horas, de eventual toxicidade, caracterizando os testes de toxicidade aguda, e Ceriodaphnia dubia, cuja resposta biológica exige mais tempo, uma semana, constituindo os testes de toxicidade crônica;
b) Para testes em águas marinhas: Lytechinus Variegatus (ouriços-do-mar). A análise é de toxicidade crônica de curta duração, feita a partir de embriões obtidos por fertilização in vitro; se o desenvolvimento desses embriões ocorrer normalmente, ficará caracterizada a não toxicidade da amostra analisada; em contrapartida, se o desenvolvimento apresentar células anômalas, caracterizar-se-á a toxicidade da amostra.

O Laboratório de Ecotoxicologia da UNISANTA conta com uma equipe de pesquisadores e professores que orientam e treinam alunos de Engenharia Química e de Ciências Biológicas, para atuação futura na área de ecotoxicologia. Através da prestação de serviços, seus técnicos executam análises para caracterização e controle de toxicidade nos efluentes de indústrias de Cubatão, ABCD e São Paulo, sendo esse trabalho relevante para a fiscalização ambiental das respectivas regiões.