O laboratório de Aqüicultura do curso de Biologia Marinha da Universidade Santa Cecília (Unisanta), coordenado pelo professor Orlando Couto Júnior, está presente na lista dos principais laboratórios de pesquisas e projetos em piscicultura marinha do país divulgado pela revista Aqüicultura & Pesca, em sua última edição (março/abril 2008).
A estrutura de cinco tanques de 150 litros, 18 aquários de 35 litros e compressores de ar possibilitam o desenvolvimento de crustáceos, peixes e algas vermelhas de expressivo valor comercial. Além de fornecer tecnologia para a criação de organismos aquáticos, o laboratório visa propiciar aos alunos a produção de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) na área da Aqüicultura e experimentos com organismos aquáticos cultiváveis.
Segundo Couto Júnior, “estamos aptos a dar consultorias e cursos de capacitação. São tecnologias que não afetam o ecossistema, pois o cultivo é fora de corpos d’água (rios e mares). A água é devidamente tratada, para eliminar organismos patogênicos e metais pesados”. O laboratório fica no térreo do Bloco B, na Rua Oswaldo Cruz, 266.