Realizado desde 1995, o projeto Toulouse leva anualmente alunos dos cursos de Engenharia da Universidade Santa Cecília (Unisanta) para participar de estágio em um dos principais centros de pesquisa em microeletrônica do mundo: o Atelier Interuniversitário de Microeletrônica (AIME) do Instituto Nacional de Ciências Aplicadas de Toulouse, na França, um dos maiores polos de tecnologia da Europa. A próxima turma da Unisanta embarca em julho.
O objetivo do curso é ensinar, desenvolver e construir circuitos integrados. Para tanto, os alunos selecionados têm aulas teóricas extracurriculares na Universidade, aos sábados, e aulas práticas na “Salle Blanche” (sala limpa) do AIME, na França. Ao longo dos 15 anos, mais de 180 alunos da Unisanta já passaram pelo estágio.
Oportunidade – "O intercâmbio entre o AIME e a Unisanta permite que alunos de graduação de Engenharia Eletrônica, de Telecomunicações e de Computação possam ter acesso a uma tecnologia de ponta que, no Brasil, dificilmente poderiam encontrar em cursos em nível de graduação", destaca o professor Djalmir Correa Mendes, coordenador do estágio pela Unisanta.
Participar do estágio na Europa é um diferencial no currículo dos futuros profissionais, acrescenta Mendes. “A experiência vivida pelo grupo proporciona, além do conhecimento específico, mais autonomia para a tomada de decisões e um posicionamento arrojado frente aos desafios do exigente mercado de trabalho”.
De acordo com o professor Mendes, vários alunos de Engenharia da Unisanta que passaram por Toulouse conquistaram vagas concorridas de iniciação científica, mestrado e doutorado em universidades estaduais e federais, além de se destacarem em concursos no país e no exterior. “Somos referência em formação na área de microeletrônica no país, devido à experiência adquirida na França”, enfatizou.
Na América do Sul, a Unisanta é a única instituição de ensino credenciada para enviar alunos ao instituto.
Sobre o AIME – O Atelier Interuniversitário de Microeletrônica (AIME) do Instituto Nacional de Ciências Aplicadas de Toulouse, na França, possui um local livre de impurezas, denominado “sala limpa”- “Salle Blanche”, composta de três compartimentos, onde são produzidos os circuitos integrados (chips).
Após a produção, os chips passam por uma rigorosa avaliação de desempenho, na qual os estudantes da Unisanta já ocuparam a 2ª melhor colocação entre alunos de graduação e pós-graduação da Espanha, França e Canadá – países que mantêm esse intercâmbio científico além do Brasil.