Os concluintes foram classificados em segundo e quarto lugar na seleção para o mestrado da Unesp. Eles darão continuidade à pesquisa elaborada como Trabalho de Conclusão do Curso sobre os efeitos do extrato obtido de folhas de “chapéu-de-sol” contra úlcera.
Célio Damacena De Angelis e Laísa Pinheiro da Silva, formandos do curso de Farmácia da Universidade Santa Cecília (Unisanta), foram aprovados com destaque na seleção de ingresso ao mestrado no Departamento de Farmacologia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Botucatu.
Dos 16 candidatos que disputavam às vagas, dez passaram pela prova dissertativa de conhecimentos específicos, na qual foram apresentadas questões sobre todo o conteúdo básico de Farmacologia. “Foram três horas de prova, mas nós estávamos seguros. Tínhamos domínio do assunto graças ao que aprendemos na faculdade”, afirma Laísa.

A segunda etapa de seleção incluiu textos em inglês voltados à área de Farmácia, análise de currículo e entrevista com professores da Unesp. Ao final, além de serem aprovados, os formandos Laisa e Célio tiveram a satisfação de saber que haviam sido classificados em segundo e quarto lugar, respectivamente.

TCC – Na expectativa de mudar de cidade e começar uma nova etapa acadêmica, desta vez distante da família, os formandos lembram com orgulho do início da faculdade e do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), “que abriu as portas para o mestrado”, revela Lais.
A pesquisa Avaliação de atividade antiulcerogênica do extrato etanólico obtido a partir das folhas de Terminalia Capatappa Linn (Combretaceae) – conhecida como chapéu-de-sol – foi alvo de estudos do TCC dos formandos, mas já dava sinais de que os levaria a outros níveis de conhecimento. O trabalho, orientado pelo prof. Dr. Walber Toma – coordenador do curso -, chegou a ser apresentado no 41º Congresso Brasileiro de Farmacologia e Terapêutica, em Ribeirão Preto, além de receber incentivo à iniciação científica da Unisanta.A pesquisa avaliou o provável efeito do extrato obtido de folhas de “chapéu-de-sol” contra úlcera e também será foco dos estudos do mestrado na Unesp.

Célio destaca as oportunidades que o curso de Farmácia da Unisanta oferece, tanto no campo de estágios e mercado de trabalho, quanto na iniciação científica. “Ao entrar na Faculdade não tinha conhecimento das possibilidades de trabalho na área. Com o passar do tempo, os professores foram nos orientando para darmos início à carreira profissional, que é promissora”.